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Aprenda a lidar com o estresse e ter uma vida mais saudável

“Estou cansado”. “Cheguei no meu limite”. “Sinto que vou estourar a qualquer momento”. Essas são frases comuns que as pessoas dizem quando estão em situação de estresse. E certamente  você já se sentiu assim pelo menos uma vez na vida. 

Mas o estresse é prejudicial à saúde. Este é um conhecimento confirmado por muitos estudiosos, que o definem como o mal do século, aliado à ansiedade. 

Contudo, mesmo diante desses fatos, muitas pessoas vivem uma rotina corrida, que acabam resultando em momentos de estresse. Seja por pressões pessoais, profissionais ou situações adversas, elas não conseguem domar o controle dessas emoções. 

Todavia, saber lidar com o controle disso ajuda a manter a mente e o corpo saudáveis. Pois o organismo acaba manifestando sintomas físicos que são aliados ao estresse, como dores de cabeça, cansaço, insônia e até mesmo febre

Vale ressaltar que hoje o estresse não é  restrito apenas na fase adulta. Na verdade, ele não escolhe idade e pode surgir em qualquer momento da vida.

Mas o que é o estresse?

O estresse é uma resposta física do organismo, a partir de um ou vários estímulos que nos tiram de uma situação normal. 

Ele se manifesta em momentos de desconforto,desgaste mental, irritação, preocupação, frustração, medo, entre outros.

Quando está em uma ou mais dessas situações, o organismo libera  substâncias químicas na corrente sanguínea, como adrenalina e o cortisol, que preparam o corpo para a ação. 

Mas quando elas estão em grande quantidade, causam alterações e interferem na saúde física e psicológica do indivíduo. Isso também afeta o seu humor e interfere na produtividade de suas atividades diárias. 

Os principais sintomas do estresse são: 

  • tensão muscular;
  • insônia;
  • baixa imunidade;
  • alergias,
  • quedas de cabelo;
  • dores de cabeça;
  • problemas digestivos,
  • bruxismo,
  • humor alterado;
  • falta de energia no corpo;
  • problemas de atenção;
  • falta de ar;
  • falta de memória;
  • ansiedade;
  • taquicardia;
  • depressão.

Por isso é importante trabalhar para se livrar de situações estressantes. Apesar de parecer difícil, felizmente há várias técnicas simples e aprovadas por psicólogos que podem te ajudar a lidar melhor com essas situações. 

Veja 5 técnicas que separamos para você lidar com o estresse e ter uma vida mais saudável. 

1. Trabalhe a sua respiração

O estresse e a ansiedade geram respiração ofegante. E a melhor forma de retomar o controle é trabalhá-la de forma calma. Isso ajuda a manter tranquila e assim evita o estresse.

2. Aceite que há situações que não podem mudar

Muitas pessoas acabam se culpando ou se martirizando por situações que não estão sob seu controle. Mas lembre-se e aceite que aceite que o problema ocorreu e não pode mudar. O único controle que você tem é a forma como vai lidar com os problemas. 

3. Mantenha a mente ocupada

Quando a mente está ocupada não enfrenta um ciclo de pensamentos negativos. Por isso mantenha sua atenção para ocupações positivas. 

4. Faça exercícios

Por mais clichê que seja, reforçamos que as atividades físicas ajudam a diminuir os níveis de stress e ansiedade. E não precisa ser nada tão intenso, pois uma caminhada de 20 minutos basta para que seu corpo possa sentir alguns efeitos benéficos, como a calma, foco e disposição.

5. Não se cobre demais 

Por fim, deixe de lado as cobranças excessivas sobre você mesmo. Todos nós temos problemas, erramos e ninguém é perfeito. Então, se cobrar  algo que não existe é apenas um estresse desnecessário e cruel com você mesmo. 

 

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