Alimentação, Low Carb

Benefícios da dieta cetogênica

Além da perda de peso, a dieta cetogênica traz benefícios ao nosso cérebro e ao organismo como um todo.

 

Você conhece ou já ouviu falar da dieta cetogênica? Na dieta cetogênica ocorre a redução drástica no consumo de carboidratos e, com isso, aumento no consumo de proteínas e gorduras saudáveis, tais como, abacate, coco, manteiga ghee, azeite de oliva, óleo de coco, etc. 

Muito se fala dos malefícios dessa dieta, alguns deles são: tonturas, fadigas e dores de cabeça. Entretanto, esses efeitos colaterais se dão, pelo fato do organismo já está acostumado com o consumo de energia vinda dos carboidratos. Com isso, nosso organismo necessita buscar outra fonte de energia para as células, desta forma começa a recorrer às gorduras do nosso corpo. 

Durante esse processo de adaptação alguns efeitos colaterais, como os citados acima podem surgir, entretanto, conforme o organismo vai se adaptando, os efeitos vão desaparecendo. Vale ressaltar que essa dieta deve ser feita com acompanhamento médico e qualquer efeito colateral deve ser acompanhado e se necessário deve ser suspensa a dieta. 

É inquestionável que qualquer dieta restritiva pode ser problemática, mas elas também possuem suas vantagens. A seguir, vamos falar sobre os benefícios e vantagens para quem faz ou quer fazer a dieta cetogênica.

Benefícios

Perda de peso

Com a redução extrema no consumo de carboidratos, o organismo passa a utilizar a gordura como fonte de energia. Com isso, ao consumir poucos carboidratos, os níveis de insulina (responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo) não aumentam muito e o armazenamento de gordura reduz bastante.

Inibição do apetite

Ao contrário de muitas outras dietas, a cetogênica inibe o apetite, devido ela ser rica em gorduras que têm como um de seus benefícios dar maior saciedade, controlando o apetite.

Controle de açúcar no sangue

Quando ocorre a diminuição drástica no consumo dos carboidratos, o organismo não necessita tanto da insulina. Com isso, quem sofre de diabetes pode ser beneficiado, pois, consegue um maior controle sobre os níveis de insulina. Mas é importante ressaltar que mesmo sendo benéfica à dieta aos diabéticos é necessário um acompanhamento médico.

Redução da pressão arterial

Com o controle da insulina causada pela dieta cetogênica, os picos de açúcar no sangue não ocorrem mais. Com isso, ocorre uma baixa na pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, entre outras.

Auxílio nos transtornos cerebrais 

Poucos sabem, mas a dieta cetogênica foi criada inicialmente com o intuito de tratar pessoas com epilepsia, mas depois passou a ser utilizada para outros fins. Estudos mostram que a dieta cetogênica trouxe uma redução significativa no número de convulsões de pacientes epiléticos.

Afinal, devo fazer a dieta?

Como vimos, a dieta cetogênica é extremamente restritiva e como qualquer dieta desse tipo deve ser 100% monitorada e acompanhada por um médico. Além disso, ela possui seus prós e contras e cabe a cada pessoa junto com seu médico definir qual melhor tratamento para o alcance de seus objetivos. Mas, vale ressaltar que a dieta cetogênica têm muitos benefícios, inclusive no tratamento de doenças.

Saiba a diferença entre a dieta cetogênica e a low carb!

 Vem ser Zen!

 

 

Deixe uma resposta