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Benefícios da prática diária de Yoga

Acordar disposto e feliz traz benefícios para todo o restante do dia. Praticar yoga ao acordar pode ser seu grande aliado nesse processo.

Sabia que pequenos e simples hábitos podem ser importantes para começar bem o seu dia? E eles são capazes também de ajudar positivamente na sua saúde ao longo dos anos. Ter hábitos ao acordar voltados para seu estado emocional, se conectando consigo mesmo, agradecendo pelo seu dia, torna ele mais leve e menos estressante, segundo estudos.

O yoga trabalha corpo, mente e espírito juntos e interligados. Tem como objetivo trazer o estado de paz e tranquilidade, te colocando em contato consigo mesmo. Com isso, é um ótimo aliado para suas manhãs. Vejamos a seguir, alguns de seus benefícios e as técnicas mais utilizadas.

Principais técnicas de Yoga

Existe uma variedade de técnicas para quem deseja praticar o yoga, umas mais voltadas para meditação e outras mais voltadas para o corpo. Separamos algumas delas para você descobrir qual combina mais com você. Lembrando que todas possuem benefícios e podem ser praticadas por qualquer pessoa, desde que não possua nenhuma restrição médica. 

Ashtanga Vinyasa Yoga

É uma técnica desafiadora, que exige bastante disciplina, respiração correta, concentração e paciência para evoluir nas sequências. Além disso, exige um nível maior de vigor físico e mental. Essa técnica consiste em 6 séries de posturas fixas. Para realizar a série seguinte, deve se dominar por completo a anterior.

Vinyasa Flow Yoga

Seguindo as mesmas propostas da Ashtanga, movimento do corpo associado à respiração, porém a grande diferença, é que não possui séries fixas, ficando a critério do professor definir quais serão as posturas de acordo com seu perfil.

Hatha Yoga

Considerada a técnica “clássica”, dentre as diversas existentes, essa técnica é formada por postura, respiração que estimula a energia do corpo e exercícios de limpeza e purificação.

As posturas são trabalhadas individualmente sem necessidade de conexão uma com a outra. O que determina o grau de dificuldade é o tempo de permanência em cada uma delas, de acordo com a proposta do professor.

Bikram Yoga (Hot Yoga)

Seguindo a proposta do Vinyasa Flow, porém, a aula é realizada dentro de um ambiente com temperatura de 43 ºC em média, com o propósito de estimular o metabolismo através do aumento de temperatura, acelerando o processo de desintoxicação e purificação do corpo. É permitido beber água durante essa aula, devido ao aluno suar muito, diferente das outras técnicas.

Iyengar Yoga

Tem como objetivo o alinhamento pleno para execução das posturas de acordo com a anatomia de seu corpo. As aulas são realizadas com acessórios para auxiliar no alinhamento postural, tais como: Blocos de EVA, cadeiras, balanços suspensos, etc.

Essas aulas são ótimas para gestantes e idosos que têm autorização médica para praticar atividades físicas.

Benefícios da Yoga

Como vimos, existem diversas formas de se praticar o yoga. Seja qual for seu estilo preferido, todos possuem benefícios se praticados regularmente. Vejamos a seguir alguns deles.

Força e resistência muscular

Conforme você realiza as posturas do yoga, seus músculos vão criando resistência e força ao suportar o peso e as contrações musculares por um determinado tempo. Você percebe isso, quando executa pela primeira vez uma postura e tem maior dificuldade em se manter nela, após algumas repetições você começa a realizá-la com facilidade.

Com isso, seu desempenho nas atividades físicas e tarefas diárias melhoram e você cria uma maior definição dos músculos.

Maior flexibilidade

Esse é um dos principais benefícios do yoga. A falta de flexibilidade pode ocasionar uma postura ruim e sobrecarregar ligamentos e músculos, causando dor e desconforto. Por isso, é tão importante manter uma flexibilidade boa.

Melhora as dores corporais

Com a prática, você terá uma percepção melhor da sua postura, da forma como se senta, como anda e dos sinais de tensão muscular do seu corpo. Com isso, é possível corrigir algumas alterações, prevenindo danos à coluna e às articulações do corpo. Além disso, o yoga ajuda também na liberação da tensão dos músculos, que consequentemente alivia algumas dores também.

Diminui o estresse, ansiedade e auxilia no combate a depressão

Durante as aulas de yoga, ocorre a meditação. Na prática, de meditação, você desocupa sua mente de qualquer problema, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. A sensação de paz interior e bem-estar que você fica ao final, te ajudam durante todo o dia para lidar com as mais diversas situações.

Consequentemente, com esse relaxamento da mente, ocorre o aumento da autoconfiança, otimismo, concentração, diminuição do estresse e melhora das relações interpessoais.

Melhora o sono

Como falado anteriormente, o yoga te traz um efeito de relaxamento, isso já auxilia numa boa noite de sono, porém, além disso, o yoga aumenta a produção de melatonina (hormônio que regula o sono), dando ainda mais qualidade e profundidade ao dormir, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O yoga melhora o funcionamento do coração, pulmões e respiração. Ao manter o sistema nervoso estável, a circulação sanguínea, batimentos cardíacos e pressão arterial, automaticamente são regulados. 

Além disso, devido aos exercícios de controle da respiração e expansão dos pulmões durantes as aulas, a capacidade respiratória consequentemente melhora.

Sua vida com yoga

Como vimos, o que realizamos pela amanhã interfere diretamente em todo o restante do nosso dia, até o nosso dormir. Uma mente que dorme e acorda relaxada, grata, de bem com si mesmo, dificilmente se deixa abalar negativamente com qualquer problema externo que venha a surgir. 

Não estamos falando que não existam problemas, mas que sua capacidade de raciocínio, de saber lidar com eles e de nível de estresse com certeza vão estar favoráveis para que a solução apareça em sua mente sem que “acabe com seu dia”.

Além disso, temos também os benefícios físicos, que além de resistência e tônus muscular, combate a diversas dores causadas principalmente pela má postura ou falta de flexibilização. 

Praticar yoga regularmente, aliado a uma boa alimentação com certeza te trará uma vida mais leve, saudável e feliz.

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