Alimentação

Como a alimentação influencia no sono?

Você sabia que a alimentação pode exercer uma influência direta no seu sono? Porque ambos fazem parte do metabolismo do corpo humano. Assim, boa parte da energia e disposição que temos para realizar as atividades são a partir do que ingerimos e como descansamos. 

Contudo, muitas pessoas desconhecem o valor das refeições saudáveis e de ter boas horas de sono. Mas é muito importante ficar sempre atento à alimentação, com uma dieta  equilibrada, sempre priorizando a qualidade de vida. 

E você conhece quais alimentos contribuem para que tenhamos um bom sono? Então confira neste post 7 itens que separamos que contribuem para o descanso. Boa leitura!

A relação sono e alimentação 

Para quem tem problemas com o sono, uma boa notícia. Os bons hábitos alimentares, ajudam a melhorar a qualidade do nosso sono.

Isso porque alguns alimentos possuem nutrientes que auxiliam na redução dos níveis de hormônios ligados ao estresse, e com isso temos uma noite mais tranquila .

Estudos recentes apontam que dormir por tempo suficiente ou ter uma noite de má qualidade aumenta a ingestão de alimentos, dietas menos saudáveis, além do ganho de peso.

De acordo com os estudos, o corpo busca por alimentos de alta energia para se manter acordado. Mas quando chega o período do corpo ter o descanso, é necessário procurar alimentos mais leves, para se preparar para as horas de sono. 

Um hormônio extremamente importante que ajuda a controlar o sono é a melatonina. Ela é produzida no cérebro e sua quantidade e eficiência é afetada pela dieta. 

Alimentos que ajudam no sono saudável

Para ter um bom sono, o ideal é comer alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e outros precursores do triptofano. Além disso, a alimentação deve ser feita em períodos regulares, de forma a manter o metabolismo equilibrado. 

Assim, entre os principais alimentos que ajudam no sono saudável estão: 

  • Banana
  • Leite
  • Cereais
  • Aveia
  • Arroz
  • Trigo 
  • Maracujá
  • Mel
  • Alface
  • Nozes

A relação entre o sono e a alimentação acontece devido a diversas combinação entre substâncias presentes no nosso organismo. Mais especificamente, é graças à ação das moléculas de triptofano existentes no cérebro.

Gostou dessas dicas para equilibrar seu sono e alimentação? Então siga o nosso blog para mais conteúdos!

 

Onda Zen

 

Deixe um comentário

Como-a-alimentação-influencia-no-sono

Deixe um comentário