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Como a cúrcuma pode ajudar nos treinos?

Especiaria é muito recomendada a atletas que querem melhores resultados em seus treinamentos

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria muito usada na culinária brasileira. E esse tempero tem muitos benefícios para quem o utiliza, como propriedades antioxidantes e antimicrobianas.  Além disso, também é excelente para quem treina e quer potencializar os resultados.

Porque ela tem um efeito modulador do estresse oxidativo pós-exercício. Trata-se do processo da dor muscular depois de um treino mais pesado. Assim, o consumo da cúrcuma antes, durante e até 72 horas após o esforço.

Um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology  concluiu que a cúrcuma reduz a dor associada à dor muscular tardia (DMT). Ou seja, ajuda na recuperação pós-treino de pessoas fisicamente ativas.

Durante este período, os pesquisadores monitoraram os dois grupos e analisaram indicadores de lesão no músculo e inflamação.

No total, 20 atletas participaram do estudo durante 14 dias. Deste grupo, 10 ingeriram uma dosagem de 2,5g de curcumina via oral, duas vezes por dia. Já os outros 10 achavam que estavam ingerindo curcumina, mas tomaram placebo. 

Neste período, os pesquisadores analisaram os indicadores de lesão no músculo e inflamação e os resultados foram surpreendentes.

Além de reduzirem as dores causadas por agachamento unipodal, glúteos e saltos de agachamento, os suplementos de curcumina também causaram pequenas reduções na atividade da creatina quinase (o aumento da quantidade de creatina quinase no sangue está associado a lesões musculares).

“A cúrcuma tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do ibuprofeno, por isso é uma opção muito saudável para eliminar a dor articular se não quisermos tomar medicamentos.”, diz trecho do estudo. 

Outro grande benefício do tempero amarelo é que ele reforça a imunidade, e tem efeitos analgésicos mais eficiente até que drogas e remédios indicados para aliviar a dor, efetiva também na prevenção de lesões e inflamações.

Onde comprar a cúrcuma 

Agora que você sabe todos os benefícios, certamente, ficou interessado em ter a cúrcuma em sua despensa. A boa notícia é que é muito fácil. Você pode buscá-la  em lojas de produtos naturais ou de temperos. 

Sempre prefira os temperos naturais, pois os industrializados, vendidos nos supermercados, costumam ter fubá na fórmula e não são orgânicos.

E você pode consumi-la diariamente temperando as suas refeições. Outra dica é, antes do café da manhã e de preferência em jejum, misturar uma colher de chá de cúrcuma em pó, diluída em um suco de um limão espremido e uma colher de chá de mel. Essa receita vai ajudar a potencializar os resultados e melhorar a saúde. 

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