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Como controlar o desejo de açúcar?

Sem dúvidas, o açúcar é um grande obstáculo para quem está de dieta. E para muitas pessoas comer as guloseimas doces é um dos grandes prazeres da vida e resistir à tentação é muito difícil!

Em muitos casos, comemos doces em momentos que necessariamente não são de fome: pode ser quando estamos tristes, ansiosos, felizes ou até mesmo com tédio. Ou seja, comer doce acaba se tornando um vício incontrolável. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um consumo de açúcar em 50%, informou o Ministério da Saúde. Assim, muitos brasileiros consomem doces em excesso, cerca de cinco vezes ou mais na semana.

Então, se você faz parte deste grupo que não deixa de comer doces, é preciso atentar-se à quantidade que está consumindo, pois além de atrapalhar na dieta, pode ser prejudicial à saúde.

Se você quer controlar o desejo de açúcar mas não sabe por onde começar,  continue neste post que apresenta dicas para que você mude seus hábitos hoje mesmo. Veja!

Dicas para você controlar o seu desejo de açúcar

Atitude é fundamental para você ter sucesso em sua reeducação alimentar. Se o excesso de açúcar te atrapalha, veja as dicas abaixo para controlar a sua tentação por doces. 

1 – Coma doces depois de uma refeição

Você pode optar por comer um doce após o almoço, quando você está saciada, e provavelmente consumirá em menos quantidade. 

2 – Trabalhe o seu autocontrole

É difícil, sabemos. Mas você deve trabalhar o autocontrole de sua mente, não deixe que os seus desejos e pensamentos dominem as suas atitudes. Mas isso pode ser feito aos poucos. Ao invés de devorar uma caixa de bombons de chocolate, que tal comer apenas um? 

Assim aos poucos você acostuma o seu organismo com menores quantidades de doces e até diminui o desejo pelo açúcar. 

3 – Faça substituições

Quando a vontade de comer doces bater, opte por uma fruta, como bananas ou frutas em caldas, que dão saciedade. Você também pode consumir castanhas, ou barras de proteína. 

Mas se o chocolate é seu maior desejo, busque versões meio amargo, que tenham mais cacau, que tem antioxidantes e contribui não apenas para manter o seu peso, como auxilia na saúde do coração. 

4 – Consuma alimentos ricos em triptofano

O triptofano, presente na aveia, banana, maçã, canela e grãos em geral, age na produção de serotonina, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Também controla a vontade de açúcar, ajudando em sua dieta. 

5 – Beba muita água

Consumir bastante água tem inúmeros benefícios para a saúde, e controlar o consumo de açúcar é um deles.

A água regula o organismo, que ajuda no bom funcionamento dos órgãos, dentre eles, o fígado. E a falta de líquido aumenta a vontade de consumir doces, pela necessidade do fígado em consumir água. 

Então, controlar o desejo por açúcar não é difícil com essas atitudes. Insira em sua rotina e diminua a ingestão de doces em seu dia a dia. 

 

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