Alimentação

Como diminuir o consumo de açúcar?

Você sabe do mal que o açúcar faz ao seu organismo, mas tem dificuldades de retirá-lo da sua alimentação diária? Saiba que você não está sozinha nessa e por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada.

Açúcar faz mal?

Sim, o mesmo é um grande vilão para o nosso organismo. Estudos mostram que o seu consumo elevado é um dos responsáveis pela diabetes do tipo 2, ácido úrico elevado, colesterol alto, hipertensão arterial, câncer, etc.

O recomendado pelo Ministério da Saúde, é o consumo de 25g por dia. Entretanto, o consumo médio diário da população é de 3x mais que o recomendado, trazendo uma grande preocupação em questão de saúde.

Açúcar é viciante?

Sim, ele é viciante e por isso é tão difícil retirá-lo da dieta. O motivo é simples, o açúcar afeta os mensageiros químicos cerebrais, conhecidos como: serotonina (responsável pela sensação de bem-estar) e dopamina (responsável pela sensação de recompensa), causando uma compulsão alimentar e de certa forma, uma dependência. 

Algumas pessoas quando tentam cortar ou diminuir drasticamente o consumo de açúcar, sentem sintomas de abstinência, como dor de cabeça, desconforto, cansaço, alteração do sono, inapetência (falta de vontade de comer) ou hiperfagia (vontade de comer demais).

Como diminuir ou cortar o açúcar da alimentação?

Saiba que se você consome muito açúcar, nem tudo está perdido! Nunca é tarde para mudar sua alimentação. Acompanhe as dicas que separamos para te ajudar nesse processo:

1- Reduza aos poucos

Não tente cortar tudo de uma vez, porque seu organismo pode criar uma necessidade de compulsão e com isso, é certo você voltar a consumir o açúcar ou então ter sintomas de abstinência. Reduza aos poucos para que seu organismo consiga ir se adaptando. 

2- Corte os industrializados

Bebidas e comidas industrializadas contém uma grande quantidade de açúcar, são raras as exceções. Para você ter uma ideia, se você não adicionar açúcar em nada e apenas consumir produtos industrializados, com certeza, já estará ultrapassando o limite diário recomendado pelo Ministério da Saúde. Então, evite ao máximo consumir esses produtos e se possível, exclua-os da sua alimentação.

3- Leia os rótulos 

Como falado acima, os produtos industrializados, em sua grande maioria, contém uma quantidade excessiva de açúcar. Por isso, é importantíssimo ler os rótulos para que seja verificado essa quantidade antes da compra e do consumo.

4- Treine seu paladar

Nosso paladar consegue ser facilmente adaptado. Então, use isso ao seu favor e vá diminuindo o doce aos poucos para seu paladar ir se adaptando. Como por exemplo, o açúcar do suco, se você for de tempos em tempos colocando menos açúcar no preparo, vai chegar uma hora que você vai estar tão adaptado ao pouco açúcar que se alguém te oferecer o suco como você bebia antes, seu paladar não vai gostar e você vai achar ruim.

5- Coma frutas

Coma frutas naturalmente doces e maduras, na sobremesa e em outros horários do dia, quando bater a vontade de comer um doce, elas vão te ajudar a saciar a vontade, além de serem saudáveis, fornecem diversos benefícios à saúde.

6- Cuidado com os “açúcares saudáveis” e adoçantes

Os adoçantes e os açúcares considerados saudáveis como, mascavo, demerara, etc, contém mais nutrientes e são melhores que o açúcar refinado. Porém, isso não quer dizer que eles podem ser consumidos sem controle. Cada um deles possui uma dosagem recomendada pelo ministério da saúde que deve ser seguida para evitar possíveis problemas de saúde.

7- Seja criativo

Quando bater a vontade de comer doce, seja criativo na hora do preparo do alimento, optando sempre pelo mais saudável que contém açúcar natural. 

 

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