Uncategorized

Como eliminar o glúten da alimentação?

eliminar o glúten

Existem muitas controvérsias e mitos que envolvem a ingestão do glúten na alimentação. Mas, o fato é que ele deve ser banido por completo apenas por pessoas que sofrem da doença celíaca, doença essa, responsável pela intolerância do organismo.

Se uma pessoa que possui essa doença consumir o glúten, mesmo que em pouquíssima quantidade, pode desencadear um processo inflamatório grave, tendo como sintomas diarreia crônica, estufamento abdominal, flatulência, dermatite e até em alguns casos, desnutrição que pode prejudicar o funcionamento do organismo. 

Mas, caso você não possua essa doença, o consumo do mesmo está liberado, com moderação, é claro! Entretanto, algumas pessoas retiram- no da alimentação com o objetivo de emagrecimento ou qualidade de vida. Pensando nisso, a seguir, vamos te explicar toda a verdade sobre esses alimentos e te dar sugestões de como substituí-lo durante a sua refeição.

O que é o glúten?

É um conjunto de dois grupos de proteínas presente em alguns cereais, que tem como principal objetivo, ajudar os alimentos a manter sua forma.

Além de ser encontrado em alguns temperos industrializados, remédios e molhos prontos, também está presente em alimentos que contém ingredientes como, a farinha de trigo, cevada, malte e centeio.

Malefícios

O glúten não faz mal à saúde em pessoas que não possuem a doença celíaca, como muitos pensam. Existem pessoas que relatam ter sintomas como estufamento abdominal ao consumir em grande quantidade alimentos que contém o mesmo. Entretanto, esses sintomas não são em decorrência do seu consumo em si. Mais sim, do alimento que o possui.

Os alimentos que contém glúten, tem como característica principal o carboidrato, tornando esses alimentos bastante energéticos. Automaticamente, essa energia vinda desses alimentos é armazenada em forma de gordura no organismo e com isso, ao consumi-los exageradamente, pode haver aumento de peso e posteriormente o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Também se ouve muito por aí que o mesmo dificulta a digestão dos alimentos e isso não é uma verdade. A digestão varia muito com o tipo de alimento ingerido e não tem ligação nenhuma com ele. Um exemplo simples é: a ingestão de um pedaço de carne e uma porção de macarrão, a carne (não contém) vai demorar mais a ser digerida que o macarrão (contém).

Benefícios da Dieta

Como falado acima, o problema não está especificamente no glúten e sim no alimento que possui no mesmo, e como ele é encontrado em alimentos industrializados e calóricos, quando você elimina ele de sua dieta, automaticamente estará se alimentando de forma mais saudável, ingerindo alimentos mais naturais, melhorando o funcionamento do intestino e do corpo como um todo.

Além disso, as pessoas que possuem alguma intolerância ao glúten, sentem que os sintomas como, inchaço abdominal e excesso de gases melhoram.

Como fazer a substituição do glúten na alimentação?

Para eliminar o glúten da sua dieta, é necessário além de cortar alguns alimentos, aprender a substituir alguns ingredientes na hora do preparo de suas refeições. Por isso, a seguir vamos listar alguns alimentos que não possuem glúten e outros que você pode usar como substituição nas suas receitas.

Alimentos que não contém glúten

  • Frutas naturais
  • Legumes, vegetais e tubérculos
  • Carnes, ovos e peixes
  • Arroz, milho, trigo sarraceno e quinoa
  • Maisena (amido de milho)
  • Óleos e azeite de oliva
  • Frutos secos como amêndoas, nozes, castanha, amendoim e pistache
  • Entre outros.

Substitutos dos alimentos com glúten

No preparo de bolos, pães, biscoitos, entre outros pratos a farinha de trigo (ou outro ingrediente que contém glúten), pode ser substituído pelos seguintes ingredientes:

  • Derivados do arroz (farinha de arroz)
  • Derivados do milho (farinha de milho, fubá e amido de milho)
  • Batata (fécula de batata)
  • Derivados da mandioca (farinha de mandioca, polvilho azedo, polvilho doce)
  • Entre outros.

Como vimos, existem no mercado atualmente, diversos ingredientes que podem substituir perfeitamente os alimentos com glúten. Facilmente você os identifica nos rótulos, pois vêm discriminado se contém ou não glúten.

Além disso, já são comercializados prontos alguns alimentos sem glúten como massas, pães, bolos, etc. Até as bebidas que são fabricadas com glúten, já são comercializadas em versões sem o glúten. Entretanto, esses alimentos são mais caros que os habituais com glúten.

 

 

Leia também: Por que consumir os produtos sem conservantes da Onda Zen

Venha para a Onda Zen!

Deixe uma resposta

Como-eliminar-o-glúten-da-alimentação-

eliminar o glúten

Deixe uma resposta