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Como manter a alimentação saudável no trabalho?

Quando iniciamos uma reeducação alimentar, o passo mais importante é estimular em nosso dia a dia a ingestão de refeições saudáveis, fugindo das opções industrializadas. 

Mas quando a rotina inclui trabalhar fora de casa, ou se em caso de home office, tiver uma grande demanda, muitas vezes o trabalhador acaba sacrificando a própria saúde para cumprir prazos. E isso reflete diretamente na alimentação. 

Seja pela falta de um horário fixo para refeições, ou na escolha dos famosos fast food, que são ricos em gorduras e calorias, manter uma alimentação saudável se torna difícil.

E uma alimentação que não é saudável prejudica não apenas o seu organismo, mas também o seu desempenho no trabalho, pois afeta a concentração, humor, estresse, entre outros.

Então, manter uma alimentação no trabalho é muito importante. 

A importância da alimentação saudável no trabalho

Devido a maior contato com informações sobre os males das comidas industrializadas, mais pessoas buscam hábitos alimentares saudáveis. 

E quando o trabalhador se alimenta de forma saudável, a empresa também ganha, com a boa saúde do funcionário, que tem disposição e mais produtividade. 

Bons alimentos com  nutrientes contidos são capazes de potencializar a memória e a concentração de uma pessoa. 

A glicose, por exemplo, muito presente em frutas, ativa o funcionamento dos neurônios cerebrais. Mas é claro que nada de exagero.

A alimentação saudável  também evita que a pessoa fique doente com frequência, com resfriados ou problemas no sistema digestivo. 

Claro que nem sempre mudar uma rotina alimentar é fácil, pois resistir à tentação de trocar uma boa refeição por um lanche rápido não é simples. 

Contudo, com pequenos hábitos, que adaptados ao cotidiano, podem ajudar bastante em sua reeducação alimentar. Veja neste post 7 dicas para manter a alimentação saudável no trabalho.

1 – Café da manhã

Um bom dia começa quando você toma um bom café da manhã. Então capriche na alimentação antes de sair de casa. Invista em carboidratos complexos, proteínas e frutas, que darão energia para o seu organismo.

2 – Faça marmitas em casa

Tire um tempo para fazer a refeição em casa, e use um recipiente de plástico reutilizável e leve para o trabalho em uma bolsa térmica. 

Com este hábito, você controla o que come, sabendo os ingredientes, qualidade, sabor e frescor. Crie uma refeição que seja saudável e interessante ao máximo.

Caso o tempo seja curto, faça uma quantidade para uma semana, e congele, tornando mais prático. 

3 – Leve lanches

Na fome entre refeições, a tentação de ir à lanchonete comer um salgado ou comprar um doe é grande. Para evitar isso, aposte em lanches saudáveis, com produtos orgânicos e integrais.

Quando for ao supermercado, escolha itens na seção de integrais e lights como snacks, sementes, oleaginosas, como nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache, e frutas secas.

Você também pode optar por iogurtes de soja ou desnatados, frutas in natura, sucos, chás e sanduíches naturais.

4 – Faça patês

Que tal fazer um patê vegetal, com cogumelos e lentilhas para espalhar sobre fatias de pão à base de grãos, pedaços de pão árabe torrado ou legumes cortados em palitos.Você também pode fazer com frango desfiado.. Prepare o suficiente para vários dias e mantenha sob refrigeração. Assim, poderá levar para comer no trabalho, na hora do almoço, com uma salada.

3- Evite o excesso de doces, açúcares e gorduras

Exagerar no consumo dessas guloseimas só faz mal para a sua saúde. Doces e gorduras podem entrar na sua rotina de alimentação diária no trabalho. Ao invés disso, que tal comer no fim de semana, em um domingo por exemplo? Mas sem exageros. 

Manter uma alimentação saudável no trabalho só vai gerar ganhos para a sua saúde e rotina. Por isso, resista à tentação e escolha opções mais saudáveis. 

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