#DICASZEN, Alimentação

Como ter autocontrole diante dos alimentos tentadores?

Para quem inicia uma dieta ou reeducação alimentar, uma das maiores dificuldades é ter autocontrole diante alimentos tentadores. 

O autocontrole trata-se de ter força de vontade e disciplina que é desenvolvida ao longo da vida, para ajudar as pessoas na superação de situações tentadoras. 

Controlar o desejo por comida e ingerir alimentos de forma controlada pode estar ligado tanto de forma física quanto psicológica. 

Quando estamos diante alimentos tentadores, a tendência é consumir mais calorias do que podemos gastar. 

Consequentemente, isso resulta em acúmulo de gordura no corpo, que gera o aumento de peso corporal. 

Já no quesito psicológico, cuidar da mente para seguir um padrão saudável alimentar influenciará em mais qualidade de vida, saúde, bem estar, aparência física, entre outros. 

Apesar de muitas informações sobre a forma correta de se alimentar e evitar alimentos com pouco valor nutricional, resistir às comidas tentadoras acaba sendo uma tarefa complicada. 

Então como ter o autocontrole diante os alimentos tentadores? Neste artigo reunimos dicas importantes para você manter a sua dieta ou reeducação alimentar em dia e não prejudicar os seus objetivos. Veja!

Veja 7 dicas para ter autocontrole diante alimentos tentadores 

1 – Pense em que você está comendo

Antes de atacar a geladeira, reflita sobre o que você vai comer, veja se ele está sendo ingerido de forma descontrolada. 

Com essa consciência, você consegue ter autocontrole para escolher e evita comer coisas desnecessárias. 

2 –  Coma de 3 em 3 horas

Não espere a fome com força chegar para se alimentar. Quanto maior a fome, maior será a tendência de você ver os alimentos tentadores e não resistir à tentação. 

3 – Escolha alimentos ricos em fibras 

Alimentos como frutas, verduras, hortaliças e gorduras boas são rica em fibra e que te deixarão saciado por mais tempo. Assim, ao se deparar com alimentos tentadores, será mas fácil resistir

4 – Beba bastante água 

Consumir bastante água é uma dica muito valiosa para a saúde de seu corpo e também controla a fome e ajuda a perder peso. 

5 – Fuja de alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são pobres em fibras e nutrientes, o que é muito prejudicial à saúde. E para quem tem compulsão alimentar, não estar saciado é um perigo ingerir esse tipo de alimento. 

6 – Faça exercícios físicos

Quando você pratica atividades físicas, consegue controlar a alimentação. O exercício proporciona ao corpo uma sensação de prazer e bem-estar. E manter a atividade física na rotina motive que você se alimente de forma saudável e fique longe dos alimentos tentadores.

7 – Não corte tudo 

Ao invés de cortar todos os alimentos tentadores de sua vida, que tal ceder um pouco quando a vontade estiver forte? Não se culpe de comer um doce ou uma pizza uma vez ou outra, não fique com excesso de vontade pois o risco de perder o controle é maior. 

Tente agendar uma vez a cada 15 dias, por exemplo, para comer algo que estiver com vontade, sem peso na consciência. 

Além dessas dicas, verifique sua saúde psicológica e se atente aos sinais de ansiedade, tristeza e depressão, que podem estar afetando a sua alimentação. 

Assim. ter autocontrole diante os alimentos tentadores é possível, basta inserir essas dicas em seu dia a dia e você conseguirá fazer a diferença. 

 

Deixe uma resposta