Low Carb

Consumo de gorduras na dieta low carb

Os mitos e crenças fazem parte da vida do ser humano desde os primórdios e ao longo dos anos, muitas histórias vêm sendo desmistificadas devido a estudos profundos e específicos sobre diversos casos. Com a dieta low carb não é diferente. A seguir, vamos desvendar e desmistificar alguns mitos relacionados ao consumo de gordura na dieta low carb, visto que, com a redução no consumo de carboidratos, o consumo de gordura na dieta aumenta.

Consumir gordura faz mal a saúde pois aumenta o colesterol total

Realmente ao consumir gordura, o nível de colesterol total no organismo provavelmente vai aumentar, entretanto, isso não significa que faz mal à saúde. 

Isso porque, não existe nenhum estudo científico que comprove que o colesterol total alto isoladamente, faz mal à saúde e causa qualquer tipo de problema cardíaco. 

Os estudos mostram que três fatores juntos podem ocasionar e aumentar as chances de problemas cardíacos, são eles:

  • colesterol total / HDL
  • triglicerídeos / HDL
  • circunferência abdominal

Entretanto, ao realizar a dieta low carb ocorre uma perda de peso e com isso a diminuição na circunferência abdominal e baixa nos triglicerídeos. Com isso, as chances de doenças cardíacas são menores, comparada a uma pessoa que consome pouca gordura e tem colesterol total baixo, mas tem uma circunferência abdominal maior que a média ideal e triglicerídeos alterados.

Consumir gordura aumenta os níveis de triglicerídeos 

Esse é um dos mitos mais contraditórios de todos, isso porque o aumento dos triglicerídeos se dá através do consumo de carboidratos e não de gorduras.

Nosso corpo para eliminar os carboidratos em excesso no organismo, faz com que o fígado transforme a glicose, vinda principalmente dos carboidratos, em triglicerídeos que são partículas menos tóxicas para o nosso corpo.

Então, quanto menor a ingestão de carboidratos, menores os níveis de triglicerídeos no organismo.

Consumir gordura faz mal a saúde pois aumenta o colesterol LDL

É possível sim ocorrer o aumento do LDL em pessoas que realizam a dieta low carb e essa afirmação pode parecer um pouco assustadora visto que o LDL é considerado um “colesterol ruim”.

Entretanto, existem dois tipos de LDL, um com partículas benéficas e outro com partículas perigosas. Durante a dieta existe sim a chance de aumento do LDL, contudo, o aumento é das partículas benéficas. Além disso, ocorre a diminuição das partículas perigosas. 

Mais atenção! Existem pessoas (poucas) que são portadores de dislipidemia, onde ocorre o aumento brusco de colesterol chegando a níveis altíssimos, sendo nesse caso sim perigoso a saúde o consumo alto de gordura.

Essas pessoas, devem fazer acompanhamento médico e o profissional da saúde saberá o que é recomendado e as quantidades ideais.

Consumir gordura causa acúmulo de gordura no fígado

Isso é mais um mito e mais uma vez é o oposto do que falam. Consumir carboidratos pode ocasionar no acúmulo de gordura no fígado e também a outros problemas de saúde como o diabetes tipo 2, já o consumo de gordura de boa qualidade pode combater esse problema segundo estudos.

Consumir gordura aumenta a pressão sanguínea 

O aumento da pressão sanguínea tem diversos motivos, inclusive genéticos. Mas quando se trata de motivos causados pela alimentação, como o mito de que o consumo de gordura causa esse aumento da pressão. Temos alguns pontos que desmistificam isso.

A pressão alta se dá devido a um conjunto de problemas no organismo como, proporções ruins de colesterol, triglicerídeos altos, gordura abdominal ou no fígado. Então, se você leu o texto até aqui, já percebeu que esse mito não faz o menor sentido quando se trata da dieta low carb.

Além disso, alguns estudos mostram que dietas à base de gorduras boas diminuem a pressão sanguínea.

Falta de informação 

Como vimos, a dieta low carb traz diversos benefícios à nossa saúde. Entretanto, existem diversos mitos que impedem diversas pessoas de obterem melhor qualidade de vida através da alimentação por falta de informações corretas.

Então, quando ouvir qualquer coisa, procure orientações médicas, estudos sobre o caso, referências, etc.

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