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Dicas de café da manhã Low Carb

Um café da manhã saudável, ajuda a manter ou a perder peso, da energia para realizar suas tarefas, aumenta sua produtividade e melhora sua concentração.

 

Você sabia que o café da manhã é de grande importância na vida das pessoas? Mas muitos pulam essa refeição ou não fazem ela corretamente. 

Por ficarmos muitas horas de jejum, ao acordar, nosso organismo necessita recuperar as energias e estimular nosso metabolismo. 

Quando você pula essa refeição e fica ainda mais horas sem comer nada, seu organismo começa a criar uma defesa, reduzindo o gasto de energia diário, por não saber quando receberá novamente um alimento, ou seja, quando vai ter energia para realizar suas funções. 

Com isso, o organismo reduz o gasto calórico, fazendo com que perdemos menos calorias durante todo o restante do dia. Além disso, faz com que o nosso organismo armazene gordura pelo mesmo motivo.

Dieta Low Carb

Considerado um estilo de vida, a dieta low carb nada mais é que restringir, e não banir, o consumo de carboidratos. Mantendo apenas o consumo de carboidratos de baixo valor glicêmico, prezando sempre a qualidade dos alimentos. 

Os carboidratos de baixo valor glicêmico, tem absorção lenta no organismo, fazendo com que o açúcar demore a chegar no sangue. Com isso, não ocorre os picos de insulina. Essa dieta é ideal para quem busca emagrecer ou ter um estilo de vida saudável. 

Nós, brasileiros, temos o hábito de comer todas as manhãs aquele pão francês com café. Porém, quem pratica a dieta low carb não deve comer o pão a base de farinha de trigo. 

Com isso, a seguir, vamos falar de alguns alimentos que são ideais para as pessoas que seguem a dieta low carb ou que querem começar o dia bem e ter uma vida mais saudável.

Alimentos para compor o café da manhã

Ovo

Fonte de proteína, vitaminas B, A, D e E, ferro, fósforo e outros minerais. O ovo é um ótimo alimento para ser consumido logo pela manhã, pois dá saciedade e fornece energia. Além disso, são rápidos de serem preparados, fáceis de serem comprados e não existe restrição de consumo.

Por ser versátil, pode mescla o preparo a cada dia. Como, por exemplo: Comer mexido, cozido, pochê, omelete, e incluir outros alimentos juntos no preparo, como, tomate, queijo, cebolinha, etc.

Queijo

Rico em cálcio, proteínas e gordura, os queijos podem ser consumidos por quem pratica a dieta low carb. Entretanto, o ideal é consumir os queijos com menos lactose e consequentemente menos carboidratos, que são os “amarelos” como: Prato, mussarela, provolone, parmesão, etc. 

Isso se dá, porque durante o processo de fermentação, as bactérias se alimentam do açúcar (lactose). Com isso, quanto maior o tempo de maturação do queijo, menos carboidrato ele terá.

Castanhas

Ricas em ácidos graxos, potássio, magnésio, fibras e fonte de gorduras boas, as castanhas podem ser utilizadas no preparo de alimentos, ou puras como mix. 

Conhecidas por ajudarem a regular o colesterol e ajudar na prevenção de doenças como câncer e derrame. As castanhas são uma ótima dica para seu café da manhã.

Triturando as castanhas, você consegue fazer as farinhas como, de amêndoa, castanha de caju, linhaça, amendoim, etc. Essas farinhas são ideais para o preparo de pães e bolos low carb que você pode consumir no seu café da manhã sem culpa.  

Acesse o link para ver algumas dessas receitas:

https://ondazenalimentos.com.br/3-receitas-de-bolo-de-coco-low-carb/ 

Frutas

Fontes de vitaminas, açúcar, minerais e fibras, as frutas aumentam a sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino. Porém, algumas frutas contêm muito açúcar em sua composição, não sendo muito recomendadas para quem faz a dieta low carb. 

O ideal são frutas menos doces, como morango, limão, maracujá, coco, abacate, acerola, etc. Uma dica é utilizar algumas frutas para preparar geleias caseiras como, geleia de framboesa, amora, etc. Além de poder consumi-las em pedaços.

Bebidas para compor o café da manhã

Iogurte natural

É um probiótico que ajuda a regular o intestino e perder peso, fonte de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e bactérias. O iogurte natural pode ser consumido batido com frutas ou com cereais integrais e frutas secas.

Café

Fonte de antioxidantes naturais, ajuda a fornecer energia e a estimular a concentração, tem ação termogênica que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura. Com isso, o tradicional café está super liberado. Mas o ideal é consumi-lo puro, sem açúcar. Caso não consiga, opte por adoçantes naturais.

Suco

Uma outra dica é preparar sucos com as frutas citadas acima ou sucos verdes com ingredientes low carb também são uma ótima opção. 

Leite vegetal

São os leites feitos a base de castanhas, frutos, raízes, grãos ou farelos. Esses leites não possuem colesterol, gordura saturada e tem baixo índice glicêmico. Podem ser consumidos puros, com café ou em preparo de shakes low carb.

Café da manhã ideal

Como vimos, é possível ter um delicioso café da manhã, super saudável, nutritivo e seguindo a dieta low carb. Seja ajudando na perda de peso ou melhorando a qualidade de vida. 

Usar a criatividade nos preparos para fazer diferentes pratos com os alimentos citados acima é uma ótima alternativa para estar constantemente comendo algo novo e diferente.

 

 

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