#DICASZEN, Alimentação, Low Carb

Dieta cetogênica e enxaqueca

A enxaqueca é uma situação que atormenta muitas pessoas. Veja como a dieta cetogênica está relacionada e como pode contornar essa situação 

 

A dieta cetogênica é alta em gordura, proteína moderada e baixo carboidrato, e que está sendo aderida por muitas pessoas que desejam emagrecer. Mas geralmente há quem sinta enxaquecas após iniciar a prática. Será que há alguma relação?

 

A dor de cabeça é um dos sintomas conhecidos como “gripe low carb”, que podem incluir também náuseas, tonturas, dores musculares e cansaço extremo. 

 

Mas esta não é necessariamente uma regra, pois cada corpo tem uma reação natural com a dieta cetogênica. 

E como isso ocorre?

 

De acordo com Cherubino Di Lorenzo, renomado especialista da Universidade Sapienza de Roma, a restrição de carboidratos feita durante uma dieta cetogênica, induz o metabolismo da gordura para produzir os chamados corpos cetônicos. 

 

E esses corpos cetônicos agem como um substituto para carboidratos, e tornando assim combustível para vários tipos de células, incluindo os neurônios.

 

Como na dieta cetogênica há baixa caloria, os corpos cetônicos são produzidos a partir de gorduras no tecido adiposo. 

 

Cada molécula de corpos cetônicos produz mais energia do que a glicose, mas menos estresse oxidativo. O objetivo é que o cérebro e os músculos trabalhem de forma mais eficiente.  

 

Apesar de ser algo recorrente, é importante que toda dieta tenha um acompanhamento profissional de nutrição, que vai garantir os resultados esperados com o mínimo de efeitos colaterais.

A dieta cetônica ajuda a curar a enxaqueca

Mesmo que as dores ocorram no início, para os casos da enxaqueca, onde as dores de cabeça são mais recorrentes, o efeito de corpos cetônicos na dieta são importantes, pois segundo o especialista, há déficit energético no cérebro.

 

E os corpos cetônicos apresentam efeito anti-inflamatório, perfeito para amenizar as crises de enxaquecas. Os corpos cetônicos diminuem a inflamação neural e e ajudam na excitabilidade cortical, afetando a taxa de disparo dos neurônio.

 

Assim, apesar de ter uma reação natural com a dor de cabeça, a dieta cetogênica é indicada para um tratamento a longo prazo da incômoda enxaqueca, além de ajudar no emagrecimento. 

 

Se você interessou em ingressar na dieta cetogênica, não apenas para tratar da enxaqueca, como também uma reeducação de nutrientes, não esqueça de consultar um nutricionista. 

 

Deixe uma resposta

Dieta-cetogênica-e-enxaqueca

Deixe uma resposta