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Dieta Low Carb: O que é e como fazer?

A dieta low carb é uma grande tendência para quem quer emagrecer. Se você busca esse objetivo, já deve ter ouvido falar sobre ela. Mas você sabe quais são benefícios dessa dieta? 

Originada do termo em inglês low carb, significa literalmente, a redução de carboidratos de sua alimentação. 

Ou seja, esse tipo de dieta prioriza em seu cardápio alimentos com maior teor de carboidratos de baixo índice glicêmico. 

Portanto, são alimentos cuja glicose, que é o açúcar, é absorvida em uma velocidade mais lenta. Assim, não há picos de glicose e nem de insulina no organismo.

Esse pico ocorre justamente quando um carboidrato é ingerido ele tem a glicose que será utilizada para obter energia.  

Quando há este excesso de glicose, consequentemente o corpo recebe um acúmulo de gordura e consequentemente o aumento no peso. 

Então, se a dieta prioriza a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico. ocorre a alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon. 

Quais os benefícios da dieta low carb?

Quando você adota uma dieta low carb, tem diversos benefícios para a sua saúde como: 

  • Dá maior saciedade: com o aumento no consumo de proteínas e gorduras afasta a fome por mais tempo;
  • Controla os níveis de colesterol e triglicerídeos: e também pode aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a regular diabetes: a dieta low carb regula o nível de açúcar no sangue;
  • Melhorar o intestino: os alimentos ricos em fibras, ajudam no bom funcionamento;
  • Perda de peso: devido à redução de calorias, aumento da quantidade de fibras e controlo da glicemia ajuda a reduzir gordura no organismo;
  • Combate a retenção de líquidos: os alimentos low carb estimulam a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulado no corpo.

Mas é importante procurar um nutricionista antes de embarcar nessa dieta. Pois o profissional calcula carboidratos varia de acordo com as necessidades de cada pessoas e seu histórico. 

O nutricionista também ajuda a reconhecer a quantidade de carboidratos presente em cada alimento, de forma a não ultrapassar o limite diário estabelecido.

Como fazer uma dieta low carb?

Basicamente a dieta low carb retira os carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha refinada, refrigerantes e doces. 

E a quantidade de carboidrato eliminada da dieta varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Por isso a importância de uma orientação nutricional. 

A alimentação na dieta Low Carb ingerir os carboidratos de forma progressiva, para que o organismo se acostume e evite dores de cabeça, tonturas ou alterações no humor.

Veja quais alimentos são permitidos e proibidos na dieta low carb.

Alimentos permitidos

  • Frutas e vegetais em pequenas quantidades, preferencialmente crus, com casca e bagaço, para aumentar a quantidade de fibras e melhorar a sensação de saciedade;
  • Carnes magras, especialmente frango ou peru, sem pele;
  • Peixes, preferencialmente os mais gordos como salmão, atum, truta ou sardinhas;
  • Ovos e queijo;
  • Azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará e amendoim;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol, abóbora e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar.
  • No caso do queijo, do leite e do iogurte é importante controlar corretamente as quantidades. O leite pode ser substituído pelo leite de coco ou de amêndoa, cujo conteúdo de carboidratos é muito menor. É ainda importante acompanhar a dieta Low Carb com 2 a 3 litros de água por dia.

Alimentos proibidos

  • Açúcar: incluindo alimentos como refrigerantes, sucos de fruta industrializados, adoçantes, doces, sorvetes, bolos e biscoitos;
  • Farinhas: trigo, cevada ou centeio, e alimentos como o pão, biscoitos, salgados, torradas;
  • Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada e margarinas;
  • Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela, bacon;
  • Outros: arroz branco, macarrão branco, farofa, tapioca e cuscuz.

Tente evitar todo o tipo de produtos industrializados, uma vez que normalmente contêm uma elevada concentração de carboidratos, dando preferência para produtos naturais e vegetais frescos. 

Assim, você consegue fazer a sua dieta low carb de forma saudável e sem efeitos colaterais em seu organismo. 

 

 

 

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