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Dieta cetogênica e low carb

Dentre as diversas dietas existentes no mercado, a cetogênica e low carb são umas das mais famosas. Nesse texto, vamos desvendar o que diferencia uma da outra e quais são suas semelhanças.

 

A busca por uma vida saudável e um corpo perfeito tem levado muitas pessoas a recorrerem a algumas dietas. Com o auxílio de profissionais da área, muitas pessoas vêm adotando a dieta cetogênica e low carb, fazendo com que a popularidade delas crescessem significativamente nos últimos anos.

Porém, muitas dúvidas vêm surgindo como, por exemplo, a diferença entre elas, visto que, são bem parecidas. Mas, não se preocupe, ao final desse texto, você saberá todas as diferenças e semelhanças entre elas, para que junto de um profissional possa definir qual melhor se adéqua ao seu estilo de vida e resultados desejados.

Dieta Low Carb 

A dieta low carb é considerada um estilo de vida, onde é restringido (não proibido) o consumo de carboidratos. Nela, é priorizado o consumo dos considerados “carboidratos bons” de absorção lenta no organismo, e em quantidades controladas que vai depender do seu biotipo, gênero e estilo de vida, mas em média chega a umas 120g por dia.

Por não ser considerada uma dieta, especificamente, dentro do low carb podem ser adaptadas várias outras dietas dependendo dos objetivos de cada pessoa. 

Como consequência dessas mudanças de hábitos com relação aos carboidratos, ocorre a perda de peso, saciedade por mais tempo, redução nos níveis de insulina, aumento nos níveis de colesterol bom (HDL), etc.

Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem a mesma linha de restrição de carboidratos diários que a low carb. Porém, sua restrição é ainda maior e mais severa, chegando uma média de 50 g por dia, esse valor vai variar de acordo com cada indivíduo, dependendo do seu biotipo, gênero e estilo de vida. 

Com a restrição drástica de carboidratos, deve ser realizado o aumento no consumo de proteínas e gorduras. Podendo levar seu corpo ao estado metabólico de cetose. Que, na prática, faz com que o corpo use a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação.  

Com isso, até a adaptação do organismo, alguns efeitos colaterais podem surgir, como náuseas e dores de cabeça. Entretanto, possui como benefício, a perda de peso e controle da glicemia. A também, estudos em andamento, sobre a relação da dieta com a prevenção e tratamento de câncer.

Quais as diferenças ? 

A principal delas, é a diferença no consumo de “carboidratos bons”, enquanto a low carb ocorre uma redução considerável, a cetogênica reduz drasticamente. 

Além disso, a dieta cetogênica possui um tempo para começar e terminar, não sendo considerada um estilo de vida como o low carb, que pode ser realizada continuamente sem interrupção.

Outro ponto, é que a cetogênica necessita do aumento de proteínas e gorduras, já o low carb não possui essa regra.

No low carb, ocorre o consumo de carboidratos de absorção lenta, com o objetivo de evitar os picos de insulina, impedindo a produção de novas células de gordura. Já na dieta cetogênica, o objetivo é zerar os níveis de insulina para que ocorra a cetose. Com isso, a perda de peso durante a dieta cetogênica é mais rápida, porém nem todo organismo se adapta.

Curiosidades!

Toda dieta cetogênica é uma dieta low carb, mas nem toda dieta low carb é cetogênica. Sendo assim, toda dieta cetogênica restringe a ingestão de carboidratos. Mas, nem toda dieta que restringe os carboidratos vai ser cetogênica. Pois, para ser cetogênica a restrição necessita ser drástica.

Além disso, como falado no início do texto, o low carb é considerado um estilo de vida, podendo ser incluído diversas dietas dentro dele, para alcançar alguns objetivos de forma mais rápida. Sendo, a dieta cetogênica umas das possibilidades.

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