Estilo de Vida Zen

Exercícios e práticas para a saúde física e mental

Manter a mente e corpo sãos ajuda a promover estados positivos de ânimo

Os exercícios são uma excelente forma de manter o ânimo e a disposição no dia a dia. E eles fazem bem não apenas para o corpo, mas beneficiam a saúde da mente. 

De acordo com a OMS, o Brasil está entre os países mais ansiosos do mundo e segundo o IBGE, a obesidade atinge um em cada quatro adultos brasileiros.

E novos estudos apontam que realizar atividades físicas regularmente ajudam a diminuir os riscos de depressão e também reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo.

Ou seja, é mais do que garantido entre os profissionais de saúde que a atividade física regular é ideal para jovens e adultos que levam uma vida repleta de tarefas e precisam manter a saúde. 

E o benefício para a saúde mental é gigante, pois  a atividade física produz os hormônios e neurotransmissores do bem-estar. São estes que nos ajudam a estar sempre bem, dispostos e contentes. 

Quais as práticas e exercícios para a saúde física e mental

O uso de equipamentos e locais apropriados para exercícios físicos, descanso, lazer e recreação são excelentes formas de manter em dia as atividades físicas. Também há práticas como meditação, que são importantes para o fomento ao bem-estar e atenção integral à saúde.

Além disso, a meditação, o mindfullness e outras atividades relacionadas à saúde mental auxiliam no tratamento de indivíduos com doenças mentais. 

E uma pesquisa realizada na Universidade de Nebraska (EUA), em 2006, atesta que as pessoas consideradas ativas e não sedentárias têm melhora do sono, mais interesse sexual, alívio do estresse, melhor humor, aumento de energia e resistência e redução do cansaço. 

E estes fatores também contribuem no aumento do estado de alerta mental e redução de peso e do colesterol ruim (LDL).

Entre as atividades que os estudos apontam como sendo relevantes para as funções cerebrais estão: 

  • corrida;
  • natação;
  • ciclismo;
  • caminhada;
  • dança;
  • artes marciais.

Mas segundo especialistas, o ideal é conciliar exercícios aeróbicos, musculares e atividades voltadas à saúde mental.

Os exercícios aeróbicos estimulam o corpo a liberar o fator neurotrófico derivado do cérebro, que é uma proteína incentivadora do crescimento de novas células cerebrais. Consequentemente, atuam no hipocampo cerebral, o centro da memória e aprendizado. 

Outra alternativa são os exercícios realizados ao ar livre, que além de prazerosos, contribuem para o bem-estar. Mas evite ficar perto de ambientes poluídos e com bastante exposição solar. Prefira locais com árvores e ar puro, com um maior contato com a natureza. 

E por fim, os especialistas afirmam que o movimento do corpo por cinco minutos a cada duas horas – pelo menos – promove estados positivos de ânimo. A própria Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos por semana de atividade física. 

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