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Hábitos saudáveis na terceira idade

A importância dos hábitos saudáveis na terceira idade

O corpo humano sofre diversas alterações à medida que vai envelhecendo. O metabolismo desacelera, a digestão, o olfato e o paladar mudam e a vitalidade de músculos e dos ossos diminui. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis na terceira idade. 

Ter uma alimentação inadequada e sedentarismo contribuem para o desenvolvimentos de doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras. 

Mesmo com o avanço da medicina, que permite que o ser humano possa viver mais, ter qualidade de vida é fundamental para a saúde física e mental do idoso. 

Geriatras recomendam que a prática de atividade física, sob orientação de um profissional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% a 10% dos idosos sofrem algum tipo de acidente doméstico grave, especialmente os sedentários.

Por isso, deve se aliar os exercícios com outros hábitos saudáveis como alimentação e boas práticas da saúde mental garantem mais anos de vida e qualidade ao idoso. 

Veja abaixo alguns hábitos saudáveis muito importantes para serem inseridos na vida do idoso:

1 –  Vá regularmente ao médico 

A prevenção é a grande chave na saúde do idoso e mesmo que ele já tenha adotado hábitos saudáveis e não manifeste sintomas de doenças, deve visitar o médico regularmente. 

Evite buscar ajuda profissional somente quando a saúde estiver debilitada. Faça todos os exames que o médico pedir, pois é importante para a prevenção na terceira idade.

2 – Alimentação saudável

Em todas as fases da vida precisamos nos alimentar corretamente, mas esses cuidados devem ser redobrados na terceira idade. 

Corte ou reduza comidas prejudiciais, que contenham muita gordura, açúcares e carboidratos. Se possível, consulte um nutricionista para indicar quais alimentos devem ser consumidos. 

Mesmo que não tenha consulta nutricional, verduras, legumes e frutas devem ser consumidos diariamente, assim como alimentos integrais, proteínas e muito líquido, como água e sucos.

3 – Vícios nocivos prejudicam o bem estar 

Se o idoso tem o hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, deve ser incentivado a abandonar esses vícios, que são nocivos à saúde, principalmente na terceira idade. 

O álcool prejudica o fígado, órgão vital do corpo humano e quando ingerido de maneira excessiva, ele produz enzimas para fazer a metabolização do etanol, o que colabora para o desenvolvimento de uma hepatite alcoólica ou inflamação crônica

E o cigarro prejudica o sistema respiratório, desenvolvendo doenças mais gravez, como o câncer no pulmão, garganta etc.

4 – Tenha uma vida social

Se relacionar com outras pessoas é fundamental para a qualidade de vida do idoso. Seja com a família ou fazendo novas amizades, sair para se divertir é fundamental para manter, boa a saúde emocional e mental.

5 – Faça atividades físicas

Fazer atividades físicas melhora o sistema cardíaco, a circulação sanguínea, a resistência física. É importante respeitar o ritmo dos exercícios, que precisa ser mais leve para o idoso.

Caminhadas ao ar livre, corridas, yoga, pilates, andar de bicicleta ou nadar são atividades algumas das recomendadas pelos especialistas.

 

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