Low Carb

Iogurtes na alimentação Low Carb?

Uma dúvida muito comum entre os que buscam uma alimentação saudável é se iogurtes são ou não permitidos. Quem nunca ouviu dizer que o iogurte ajuda na saúde intestinal?

 

O iogurte faz muito sucesso entre as pessoas, raras são as que não gostam e não é atoa que é encontrado em grande variedade, textura, sabores e preços nas prateleiras dos mercados. 

Experimente você ir ao mercado na sessão de iogurtes e olhe rótulo por rótulo, você perceberá que aquela infinidade de “iogurtes” possuem muita diferença entre si, e aí que está o grande problema.

Algumas bebidas lácteas que são vendidas no mercado nem sequer apresentam iogurte em sua composição, mas possui uma grande mistura de ingredientes que se resumem basicamente em uma altíssima concentração de carboidrato, corante e açúcar.

A seguir, vamos detalhar qual é realmente o iogurte que pode ser consumido sem medo para quem quer manter uma alimentação saudável e low carb. Vem com a gente!

Afinal, do que é feito o Iogurte?

O “verdadeiro iogurte” é composto somente de leite fermentado (leite + bactéria), tudo que foge disso ou possui mais ingredientes é bebida láctea.

Ele é recomendado para quem tem uma alimentação low carb exatamente porque a bactéria (fermento) presente no leite, reduz significativamente a quantidade de carboidratos do alimento final, pois as bactérias estão se alimentando do açúcar presente no leite (lactose).

Entretanto, é importante ficar alerta, pois a maioria dos “iogurtes” presentes no mercado não correspondem a essa realidade. O mais seguro é fazer você mesmo seu iogurte natural, pois assim terá certeza do que contém, ali dentro daquela bebida. 

Porém, sabemos que essa não é a realidade de todos, muitos possuem uma vida muito corrida. Se você for uma dessas pessoas, procure escolher com muita atenção seu iogurte, lendo bem os rótulos antes de comprar.

Escolha o que é mais natural possível, sem adição de ingredientes extras, inclusive sem sabor. Você pode na hora de comer incluir frutas e outros ingredientes saudáveis.

Mas, o que é bebida láctea?

São bebidas à base de leite como, o iogurte, entretanto, possuem diversos outros ingredientes adicionados como, amido, espessantes, corantes, adoçantes, açúcares, entre outros. Inclusive, como falado acima, alguns nem sequer levam iogurte em sua composição, apenas o soro do leite como base.

Essas bebidas lácteas, que são muito vendidas com rótulo de iogurte, são mais baratas que os verdadeiros iogurtes, devido a esses aditivos, inclusive são bem mais atrativas ao consumidor, possuindo diversos sabores no mercado.

Com tudo, essas bebidas devem ser evitadas, pois possuem muitos aditivos, principalmente açúcar, em sua composição.

Qual a quantidade de carboidratos do iogurte?

Se você pegar o rótulo da embalagem do iogurte para ler e olhar na tabela nutricional, vai ver uma pequena quantidade de carboidrato. Mas, para quem segue a alimentação low carb, temos uma boa notícia. 

Essa quantidade é superestimada, isso porque, ela é calculada de acordo com os ingredientes em seu estado inicial, sem contar com a fermentação, que como falado acima, é quando as bactérias consomem a lactose (açúcar do leite).

Nesse processo, a lactose se transforma (na maior parte) em ácido lático (que dá o gosto azedinho ao leite), e o ácido lático não é classificado como um carboidrato. Com isso, é impossível dizer a quantidade exata de carboidratos que tem no iogurte, mas é certo que é menos do que está informado no rótulo.

Ressaltando que essa informação é válida para os iogurtes e não para as bebidas lácteas.

Cuidado com o açúcar disfarçado!

Algumas bebidas, incluindo as bebidas lácteas fazem uma propaganda apelativa e podemos dizer “enganosa” dizendo o seguinte: Não possui açúcar adicionado!

No entanto, o que ele está dizendo é que não possui a sacarose (açúcar tradicionalmente usado no dia a dia) na sua produção, mas utilizam-se outras fontes de açúcar disfarçadas como, por exemplo: Suco concentrado de maçã, amido, maltodextrina, dextrose, entre outros.

Iogurte da alimentação Low Carb

Caso você não consiga fazer seu próprio iogurte, tenha as seguintes informações em mente na hora da compra: 

  • Opte por iogurtes com o mínimo de ingredientes possíveis, de preferência só leite e fermento.
  • Evite iogurtes com sabor.
  • Prefira os iogurtes “naturais” sem sabor e sem adoçantes.

 

Lembre-se sempre, iogurte bom só tem dois ou três ingredientes, quase nenhum carboidrato, não contém glúten e tem gordura natural do leite.

 

Vem ser Zen! 

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