Home #DICASZEN Já pensou em incluir a semente de girassol na sua dieta?

Já pensou em incluir a semente de girassol na sua dieta?

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A Semente de Girassol possui um enorme valor nutricional, por ser rica fonte nutrientes.

Conheça um pouquinho do que esse SUPERALIMENTO pode te oferecer:

✓ Vitamina E: potente antioxidante, atua no alivio de dores provocadas por doenças inflamatórias (ex: artrite reumatoide e osteoartrite), previne o câncer, o envelhecimento precoce e ajuda a reduzir o estresse oxidativo provocado por atividades físicas intensas;

✓ Proteínas:  por possuir alto teor de proteína de origem vegetal, pode ser utilizado em momentos estratégicos, como no pré ou pós treino, facilitando a síntese de massa muscular.

✓ Vitaminas do complexo B: importantes para produção de energia pela mitocôndria durante a atividade física e substrato para alguns hormônios responsáveis pelo “bem estar”, ajudando a reduzir os níveis de cortisol (“hormônio do estresse”).

✓ Magnésio: importante para produção de energia pela mitocôndria, substrato para hormônios responsáveis pelo “bem estar”, melhora saúde dos ossos, dentes, unhas e cabelos, previne câimbras e alivia sintomas da TPM.

✓ Selênio: Potente antioxidante que atua como co-fator de enzimas que reduzem o estresse oxidativo, ajudando a eliminar os radicais livres (substancias toxicas produzidas pelo excesso de atividade física e dieta inflamatória).

✓ Cálcio: Responsável pela saúde óssea, além de ser o micronutriente diretamente envolvido na contração muscular, sendo indispensável para a prática de atividade física.

✓ Gorduras Polinsaturadas: protegem a saúde cardiovascular, funcionando como uma proteção contra o aumento do colesterol, arterosclerose, reduzindo risco de infartos, por exemplo.

✓ Fitoesteróis: ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL-c).

✓ Fibras: ajudam a dar saciedade e atuam sobre o funcionamento do intestino.

E ai, já deu para entender o quanto esse alimento é capaz de te ajudar???

Veja algumas dicas de como acrescentar no seu dia-a-dia:

  • Por cima de saladas e legumes cozidos;
  • Misturados no arroz integral ou quinoa em grãos;
  • Por cima de ovos mexidos;
  • Misturado com pastinhas: ex.pastinha de atum, queijo cottage, homus tahine, pasta de ricota;
  • Misturado com outras sementes e frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas…)
  • Puro, para comer como se fosse um snack/ lanchinho.
  • No preparo de pães e biscoitos caseiros;

Além dessas dicas, se arrisque na receitinha abaixo:

Patê de Semente de Girassol:

  • 250g de Semente de Girassol Onda Zen;
  • 100g de pasta de gergelim (tahine), 4 col sopa de suco de limão;
  • 1 col sopa rasa shoyo light ( opcional);
  • Salsinha à gosto.

Bata tudo num processador até que fique com uma consistência de patê (se precisar coloque mais tahine). Conservar em geladeira em pote tampado por até 3 dias. Use por cima de torradinhas, pães, tapioca ou saladas.

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