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Low Carb: Guia para iniciantes

low carb guia para iniciantes

Tem vontade de começar a dieta Low Carb mas não sabe por onde? Descubra a seguir!

 

Com as informações na palma das mãos, muitas pessoas vêm tomando consciência da importância de se alimentar de forma correta e saudável. Essa busca fez com que muitas dietas ficassem famosas, uma delas é a dieta Low Carb. 

Com isso, resolvemos fazer esse texto para tirar todas as dúvidas sobre, o que é, os benefícios e como começar a dieta que é considerada um estilo de vida. Vamos lá?

Low Carb o que é?

É a redução no consumo de carboidratos. A ideia é diminuir a ingestão de carboidratos diários, excluindo os ruins e consumindo com moderação os bons. A porcentagem de consumo diário vai depender do seu metabolismo, estilo de vida e quantos quilos pretende perder.

No final das contas, a low carb favorece o emagrecimento porque diminui a quantidade e melhora a qualidade dos carboidratos ingeridos.

Low carb é considerado um estilo de vida, onde pode ser inserido algumas dietas dependendo do seu objetivo final. Tem como benefício além da perda de peso, saciedade por mais tempo entre as refeições, aumento dos níveis do HDL (colesterol bom), prevenindo doenças cardíacas e redução nos níveis de insulina.

O que são carboidratos?

Conhecido popularmente como açúcares, os carboidratos são compostos basicamente de três elementos químicos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos estão presentes em diversos alimentos do nosso dia a dia, como em frutas, vegetais e massas, e é a principal fonte de energia do nosso organismo, além de dar sensação de saciedade e bem-estar. São classificados em três grupos: 

Monossacarídeos 

São os carboidratos mais simples, possuem de 3 a 7 moléculas de carbono em sua estrutura. São elas: Glicose, frutose e galactose.

Dissacarídeos 

É a união de duas moléculas de monossacarídeos e são solúveis em água. São elas: Lactose, maltose e sacarose.

Polissacarídeos 

É a união de centenas ou milhares de monossacarídeos, são insolúveis em água. Os mais conhecidos são: Amido, celulose e quitina.

Os carboidratos foram subdivididos entre bons e ruins. Os bons são os que possuem baixa caloria, são ricos em fibras, não contêm açúcar refinado, nem gordura trans, são lentamente absorvidos pelo organismo. São as frutas, vegetais, grãos integrais (aveia, arroz integral…), tubérculos (batata doce, cenoura, beterraba…), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha…), etc.

Já os ruins, costumam ter níveis altos de caloria, açúcar refinado, sódio, gordura trans, colesterol e quase não possuem valor nutricional. São as bebidas açucaradas, arroz, massas e pães brancos, biscoitos, bolos, doces em geral, etc. 

Vamos começar?

Se seu objetivo é mudar seu estilo de vida e adotar a low carb, aqui vão algumas dicas para você começar e não desistir:

  • Tire suas medidas e pese-se

Comece colocando no papel suas medidas para fazer comparações conforme for evoluindo, e assim, se auto motivando.

  • Trace metas

Coloque todas suas metas no papel e leia diariamente, é muito importante colocar prazos bem definidos, planejados e possíveis de serem alcançados. Melhor atingir seus objetivos antes do prazo do que se frustrar por não bater as metas estabelecidas.

  • Procure orientação e acompanhamento médico

Um profissional da área é imprescindível para te ajudar a montar um cardápio que vai ter todos os nutrientes necessários e quantidades ideais para seu biotipo. 

  • Baixe um aplicativo

Atualmente, existem diversos aplicativos gratuitos que te ajudam a calcular e controlar a quantidade de carboidratos consumidos ao longo do dia.

  • Vá às compras

Faça uma lista com todos os alimentos saudáveis necessários para sua nova rotina de vida, vá ao mercado, abasteça sua dispensa, sem esquecer de doar os alimentos “ruins” para não ter riscos de recaídas. 

  • Receitas

Use a imaginação, procure na internet ou compre ebooks de receitas saudáveis e gostosas. Você vai se surpreender como pode ser gostoso comer saudável e não sentirá a menor falta da alimentação anterior.

Dicas de lanches Low Carb

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