Low Carb

Low Carb melhora a acne?

Quem nunca sofreu ou sofre com acne que atire a primeira pedra! Não é mesmo? Nos dias atuais, são raras as pessoas que não tem esse tipo de preocupação com a pele. Mas, você sabe o porquê? Você acredita que é possível tratar as acnes sem recorrer a medicamentos, como ácidos, por exemplo?

 

Alguns estudos mostram, que o low carb consegue de forma satisfatória tratar a pele, evitando o surgimento das acnes. Existem também, muitos relatos de pessoas que após adotarem o low carb, tiveram sua pele radicalmente mudada para melhor.

A seguir, vamos falar sobre a relação entre o low carb com a acne e acabar com alguns mitos sobre esse assunto. Ficou curioso? Então continue aqui com a gente!

Low Carb

O low carb, é muito conhecido como dieta, entretanto é considerado um estilo de vida. Isso porque ele, diferente das dietas, não tem prazo para acabar, podendo ser adotado por toda a vida. 

O objetivo do low carb é reduzir o consumo de carboidratos, mantendo apenas os carboidratos bons e excluindo os ruins, aumentando com isso, o consumo de proteínas e gorduras. Como consequência, ocorre o emagrecimento de forma saudável, entre muitos outros benefícios à saúde. 

Saiba mais sobre os benefícios e alimentos permitidos. 

Gordura não aumenta as espinhas?

Quem nunca ouviu as seguintes frases: “Não coma muito chocolate, pois é gorduroso, vai lhe dar espinhas.” ou “Evite comer frituras e gorduras, pois causam espinhas.”

Muitas pessoas associam o consumo de gordura com a acne, pelo fato da acne ser uma hiperprodução de sebo (gordura) nas nossas glândulas. Entretanto, uma coisa não tem ligação com a outra. 

Estudos mostram que o surgimento de acne está associado à produção de insulina e IGF-1 (proteína que estimula o crescimento dos tecidos). Então, alimentos que estimulam a liberação de insulina, podem causar ou precipitar o aparecimento das acnes.

E quais são esses alimentos? São principalmente aqueles com alto teor de carboidratos de “má qualidade”. Exatamente os que devem ser excluídos no low carb. 

Processo inflamatório, produção de insulina e IGF-1

Como falado anteriormente, o aumento na produção de insulina e IGF-1 no organismo são as principais causas do aparecimento de acne na pele. Além delas, o processo inflamatório também é uma outra causa importante. 

Além dos carboidratos, os laticínios (principalmente o leite) também causam o aumento de IGF-1 no organismo.

A boa notícia, é que todas as três causas são “combatidas” simplesmente parando de consumir os carboidratos ruins e consumindo de forma moderada os bons, além de ser necessário ficar atento ao consumo de laticínios.

Adeus espinhas!

Agora que tudo foi compreendido, ficou claro porque a alimentação low carb traz grandes resultados para a pele. 

Comer comida de verdade, sabendo selecionar as fontes boas de carboidratos como, frutas, raízes e tubérculos, rapidamente percebem-se os resultados com relação as acnes.

 

Vem ser zen!

Deixe um comentário