Uncategorized

Low carb: qualidade de vida ou só serve para emagrecer?

Constantemente, e cada vez mais, as pessoas estão buscando uma boa qualidade de vida, e um dos pontos principais para essa conquista, é uma boa alimentação. Saiba sobre os os reais benefícios da dieta Low Carb!

Uma boa alimentação está atrelada a um estilo de vida e não a uma dieta com data para término. Saber se alimentar de forma correta, comendo todos os alimentos que fazem bem ao nosso organismo, criando com isso, um processo de reeducação alimentar, é essencial.

Mas, o que é uma alimentação saudável? Todos os alimentos que a natureza nos dá, tudo que não é processado e industrializado. 

A alimentação low carb, é baseada exatamente nisso, não consumir carboidratos de má qualidade e consumir com moderação os carboidratos “bons” que vem da terra.

Com essa redução no consumo de carboidratos se faz necessário o aumento no consumo de gorduras e proteínas, que assim como o carboidrato, são fontes de energia.

Esse processo de reeducação alimentar traz diversos benefícios, além da perda de peso para quem deseja ou ganho de massa magra para quem pratica exercícios físicos regularmente. A seguir vamos falar um pouco de cada um deles.

Benefícios do Low Carb

Redução dos níveis de insulina no sangue

O low carb é ótimo no tratamento não-invasivo contra diabetes e síndrome metabólica. Isso porque, essa alimentaçã reduz a elevação dos níveis de açúcar e de insulina no sangue, que é ocasionada pela ingestão de carboidratos.

Proporciona saciedade 

Como falado anteriormente, no low carb é feito o consumo de carboidratos bons, que são os de baixo índice glicêmico e principalmente os vindos da terra. Além disso, os carboidratos integrais, como o arroz integral, são ricos em fibra.

A fibra mantém por mais tempo o alimento no estômago e quando chega no intestino, diminui a velocidade de absorção de glicose e assim não há picos de insulina. Desta forma, as fibras proporcionam saciedade.

Redução da pressão sanguínea

Estudos mostram que o low carb reduz a  pressão sanguínea naquelas pessoas que têm esse marcador elevado. O aumento na pressão sanguínea está associado a doenças como, ataques cardíacos, derrames e até mesmo falência renal.

Sendo assim, manter a pressão sanguínea em níveis bons apenas mudando a sua alimentação é certamente algo muito positivo para a sua saúde e longevidade.

Redução dos Triglicerídeos

Os triglicerídeos são moléculas que naturalmente circulam em nossa corrente sanguínea. Eles são formados por açúcares e quando você reduz a sua ingestão de carboidratos (açúcares), os triglicerídeos tendem a diminuir drasticamente.

Ou seja, quanto maior a taxa de açúcar no sangue, provavelmente a taxa de triglicerídeos vai ser maior também, pois nosso corpo prefere fazer essa transformação dos açúcares em triglicerídeos.

Melhora o colesterol

Como citado no início do texto, quando reduzimos o consumo de carboidratos, devemos aumentar o consumo de proteínas de gorduras, que são os dois outros macronutrientes responsáveis por dar energia ao nosso organismo.

Com o aumento no consumo de gordura ocorre um aumento do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom, isso porque ele é um agente protetor da saúde cardíaca. Além disso, ocorre uma redução nos níveis de LDL, que é conhecido por não ser um colesterol não muito favorável ao funcionamento do nosso corpo.

Fatores para uma boa qualidade de vida

Dietas não trazem qualidade de vida, um estilo de vida saudável sim. E esse estilo de vida está associado a uma boa noite de sono, controle do stress, ser positivo, ter uma alimentação funcional que nutre nosso corpo corretamente e praticar atividade física.

Como falamos nesse texto, o low carb, que é um estilo de vida alimentar, pode trazer diversos benefícios à nossa saúde, além do emagrecimento. E com isso, faz parte de um dos fatores responsáveis pela nossa qualidade de vida.

 

Vem ser Zen!

Deixe uma resposta