Alimentação

O que são antinutrientes?

Eles fazem parte de um lado desconhecido por muitos no mundo dos alimentos. Saiba mais sobre os antinutrientes neste artigo

Quando falamos sobre alimentação, é muito comum o assunto sobre nutrientes, que são essenciais para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Mas você sabia que existem também os antinutrientes?

Como o nome sugere, trata-se do oposto da função dos nutrientes. Ou seja, é um um “lado sombrio da força” do mundo dos alimentos, onde eles interferem com o processo de absorção e assim podem prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo. 

E o mais curioso é que eles estão presentes em alimentos de origem vegetal, como frutas, leguminosas e folhas!

Mas apesar de parecer assustadora, você pode ficar tranquilo porque esta é uma situação normal e que não gera problemas se o preparo dos alimentos ocorre de forma correta. 

Por isso, conhecer mais sobre os antinutrientes é muito importante. Hábitos comuns, como o de colocar o feijão de molho antes de cozinhar, por exemplo, ajudam muito a evitar os prejuízos dessas substâncias. 

Se você quer conhecer mais detalhes sobre os antinutrientes, então continue lendo este artigo. Aqui separamos importantes informações sobre seus riscos e como eliminá-los da forma correta de sua alimentação. Continue conosco e boa leitura!

Afinal, o que são os antinutrientes?

Como vimos no início do texto, os antinutrientes são substâncias que interferem na digestão, absorção e utilização das proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais. Eles estão presentes em vários tipos de alimentos vegetais. 

É muito comum sentir uma sensação de “entrave” ou “amarração” na boca quando se come uma fruta que não amadureceu totalmente. Isso ocorre devido a presença do tanino, que é um antinutriente presente em frutas como uva, banana, caqui, morango, framboesa e amora. Também está em leguminosas como o feijão e vinhos.

Outra forma de sentir a presença dos antinutrientes são as flatulências após ingerir feijão, por exemplo. 

Eles fazem com que a digestão seja difícil, porque interferem na absorção dos nutrientes pelo nosso organismo, reduzindo, assim, os seus benefícios.

Os principais antinutrientes são: 

  • oxalatos
  • taninos
  • nitritos
  •  fitatos

O motivo da existência dos antinutrientes é que eles fazem parte dos mecanismos de defesa das plantas, como uma forma de sobrevivência. 

É uma forma de se defender dos animais que consomem os vegetais, que têm dificuldades na absorção dos alimentos. E isso inclui nós, seres humanos. Por isso que cozinhamos as refeições, apesar de que isso não inibe totalmente a ação dos antinutrientes. 

E o perigo está no consumo em quantidades elevadas dos antinutrientes, porque geram um impacto no corpo, ao diminuir a disponibilidade das vitaminas e dos sais minerais para os processos metabólicos, além de causar lesões e inflamações. 

E como eliminar?

Como antecipamos, existem soluções que ajudam a eliminar os antinutrientes dos alimentos, e assim você pode fazer as suas refeições sem preocupações.

A forma mais garantida de fazer isso é cozinhar os alimentos, já que as temperaturas altas geralmente diminuem os fatores antinutricionais. E outros segredos no preparo das refeições potencializam esse resultado. 

Veja abaixo algumas dicas.

Deixe os alimentos de molho

Quanto mais tempo melhor, porque o processo retira sujeiras e substâncias maléficas que devem ser descartadas antes do preparo. Um exemplo comum é deixar o feijão de molho. 

E também a prática do molho pode incluir a ervilha, , cereais e oleaginosas, como o trigo, aveia, milho, arroz, castanhas, amêndoas e nozes. O recomendado é que eles fiquem por pelo menos 12 horas. Depois, basta trocar a água e iniciar o preparo.

Cozinhe os alimentos 

Outra forma de remover os antinutrientes é cozinhar os alimentos na água. Assim, cozinhe a batata, berinjela, tomate e pimentão para deixar os vegetais mais limpos e saudáveis. E se você deixou os grãos de molho, é importante trocar a água antes do cozimento.

Aposte no vinagre

Sabia que o vinagre é um ótimo item para deixar frutas, legumes e verduras de molho e eliminar os antinutrientes? Além disso, ele também limpa as sujeiras presentes nos vegetais, deixando-os prontos para o preparo de saladas e outras receitas.

Assim, com essas técnicas, você não precisa ter medo de consumir os alimentos que contém os antinutrientes porque o grande segredo está em seu preparo. E você não deixa de ingerir os benefícios dos vegetais e grãos em seu dia a dia. 

 

Garanta uma alimentaçãos saudável e saborosa com a Onda Zen!

Deixe um comentário

O-que-são-antinutrientes

Deixe um comentário