#DICASZEN, Alimentação, Low Carb

Oleaginosas na dieta Low Carb

Com gorduras do bem e proteínas vegetais, as oleaginosas são bons componentes para quem busca um emagrecimento saudável. 

E a maioria delas pode caber em um plano de baixo consumo de carboidratos. Portanto, é uma excelente escolha para ser inserida na dieta low carb. 

E há diversas vantagens em consumir oleaginosas em sua dieta. Como redução de risco de morte por doença cardiovascular, problemas respiratórios, pressão alta e obesidade. 

E de acordo com nutricionistas, elas podem ajudar a manter baixa a gordura abdomina. Mas é importante ressaltar que o consumo deve ser de maneira correta e com moderação. 

Neste post, separamos as melhores oleaginosas para serem consumidas em sua dieta low carb. Acompanhe!

O que são as oleaginosas?

A definição de oleaginosas é que são vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. 

As oleaginosas têm diversas vitaminas e minerais que são ótimos para a sua saúde. Dentre eles, estão:

  • Vitamina B1, B2, B6 e E
  • Cobre,
  • Ferro, 
  • Magnésio,
  • Manganês,
  • Selênio, e
  • Zinco.

Então, são ricos para serem inseridos em sua dieta low carb tranquilamente, além de ajudar no emagrecimento saudável.

1 – Castanha do Pará

Com baixo índice de carboidratos, a castanha do Pará é uma das melhores fontes naturais de selênio, um mineral essencial para a saúde.

2 – Nozes

Também contém poucos carboidratos. Além disso, as nozes fornecem ácido graxo ômega-3 à base de plantas. Ou seja, sua dieta, além de ter a esperada perda de peso, melhora a saúde do coração e beneficiar o controle de açúcar no sangue.

3 – Amêndoas

As amêndoas têm um grande teor de fibras, contribuindo para a saúde do coração e para a prevenção do câncer do cólon. 

Essas oleaginosas também possuem selênio, vitamina E e cálcio, benéfica para a saúde gastrointestinal e para os níveis de colesterol.

E com a sensação de saciedade, ajudam a controlar a vontade por comida, contribuindo no tratamento e prevenção de obesidade.

4 – Avelãs

Com grande potencial em antioxidantes, as avelãs contêm nutrientes saudáveis e baixo teor de carboidratos. Assim, atua de maneira positiva em seu coração, com fibras e gorduras saudáveis.

5 – Pinhão

Os pinhões contém muitos nutrientes. Portanto podem beneficiar  a sua dieta low carb, agindo na saúde do coração e ajudá-lo a atingir um peso saudável.

6 –  Amendoim

Ricos em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, o amendoim é excelente para a sua dieta. Comer essa oleaginosa pode beneficiar a saúde do coração e até mesmo promover a perda de peso.

7 – Pistache

Com potássio e carotenóides importantes, o pistache controla o colesterol ruim (o LDL). A presença da Luteína e Zeaxantina ajudam na saúde dos olhos e é uma boa escolha para a sua dieta low carb.

Variações de forma das oleaginosas

Farinha de amêndoa é outra maneira popular de incorporar amêndoas em um plano de refeição low-carb. As manteigas de oleaginosas são convenientes, ingredientes de baixo carboidrato que podem ser adicionados a uma variedade de receitas saborosas

Deixe uma resposta