Veganismo

Onda encontrar proteínas na dieta vegana?

Nem só em alimentos de origem animal encontramos proteína! Continue lendo e veja onde encontrar proteínas na dieta vegana.

 

Quando se fala em proteína, naturalmente lembramos que elas estão presentes em produtos de origem animal, como carnes e ovos, por exemplo. Assim, é comum que quem adota uma vida vegana fique em dúvidas sobre onde encontrar esse essencial nutriente. 

Consumir proteínas é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Não apenas para suprir a necessidade diária do organismo, como também acrescentam à dieta nutrientes indispensáveis para a saúde, como ferro, vitaminas (em especial a B-12), ômega 3 e diversos minerais. 

Por diversos motivos, como defesa da causa animal, melhoria na alimentação ou outra motivação pessoal, muitas pessoas têm aderido a vida vegana e com isso, eliminam todos os produtos de origem animal. 

E como atingir as metas nutricionais, com esta limitação? Há uma forma saudável de manter o modo vegano de se alimentar, sem abrir mão da proteína? 

A boa notícia é que sim, você pode encontrar proteína vegana. De acordo com especialistas, nem só em carnes, frango ou peixe ela está presente. 

Mesmo que eles sejam os principais alimentos ricos em proteínas, existem vários alimentos de origem vegetal que podem substituir a proteína animal, como a soja, o feijão, a lentilha, o milho, a ervilha, a quinoa ou o trigo sarraceno, por exemplo.

Quer saber mais sobre onde encontrar proteínas na dieta vegana? Então continue a leitura deste artigo, que tem informações muito importantes para você!

Quais são os alimentos ricos em proteína vegana?

Abaixo separamos alguns exemplos de alimentos que são ricos em proteína vegana e que podem ser ingeridos diariamente em dietas vegetarianas ou veganas, sem preocupações. São eles:

  • Soja 
  • Quinoa 
  • Trigo sarraceno 
  • Sementes de milheto 
  • Lentilhas 
  • Tofu 
  • Feijão 
  • Ervilha 
  • Semente de girassol
  • Chia
  • Seitan
  • Gergelim
  • Grão-de-bico
  • Cacau em pó

Quem é considerado vegetariano?

O Guia Alimentar para População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, afirma que vegetarianas são  pessoas que optam por não consumir alimentos de origem animal. A restrição é em relação a carnes, ovos e leite e todos os alimentos de origem ou derivação animal, incluindo o mel e a gelatina. 

Esta publicação reconhece o vegetarianismo como uma opção saudável. Contudo, vale lembrar que esta dieta restrita precisa ser feita com maior atenção na escolha das combinações e substituições. Por isso, é importante procurar um um profissional de saúde para uma melhor orientação. 

Outros nutrientes para os veganos ficarem de olho

Apesar do assunto principal desse post ser a proteína, fizemos questão de separar outros nutrientes que também merecem atenção de quem pratica o vegetarianismo. 

Quem quer ter uma vida vegana, deve também consumir ferro, cálcio, ômega 3 e vitamina B12. Geralmente, são encontrados em carnes, ovos e leite, mas existe a possibilidade de substituição por opções vegetais. 

O ferro está presente nas folhas verdes-escuras, como o agrião, couve, cheiro-verde, e taioba, por exemplo, além de grãos como feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha, etc. As oleaginosas, como nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo também são excelentes fontes desse nutriente. 

Já o cálcio, muito importante para a saúde dos ossos e dentes, também está presente nas 

folhas verde-escuras, as oleaginosas, leguminosas, brócolis e algumas frutas, como o açaí, banana e mamão.

O ômega, normalmente  encontrado nos pescados, como a sardinha, está nas nozes, castanhas, amêndoas, linhaça, girassol, soja, abacate, óleo de canola e azeite. Ou seja, muitas opções para os veganos. 

Assim, não é preciso os adeptos da dieta vegana abrirem mão dos nutrientes essenciais para a saúde. Basta um bom acompanhamento, com as substituições certas, para manter o modo de vida saudável. 

Acesse nosso site e conheça nosso produtos!

 

Onda Zen

Deixe um comentário