Se você está em processo de emagrecimento, deve fazer ou já ouviu falar da dieta low carb. Trata-se de um processo de redução do consumo de carboidratos, com o objetivo de um resultado mais rápido. 

E a alimentação é baseada em produtos ricos em nutrientes saudáveis ao organismo, como peixes, frango, frutas menos doces, gorduras boas, etc. Mas uma dúvida de muitas pessoas é se o coco pode ser consumido em uma dieta low carb. 

Isso dependerá da forma como ele será consumido. Comer a polpa do coco é uma boa ideia, pois contém gordura insaturada, que é ótima para o emagrecimento.

No caso da água de coco, por exemplo, é uma ótima forma de hidratação, mas em uma dieta low carb deve ser evitada. Porque o alimento tem muitos carboidratos concentrados. Em cerca de 300ml de água de coco há a quantidade média de 14g de carboidratos.

Mas o consumo deve ser evitado apenas nesse caso específico da dieta, pois a água de coco é muito benéfica para a saúde. 

Ela é um excelente repositor de líquidos, carboidratos e eletrólitos. Ou seja, se você transpira muito em treinos longos, a água de coco é ideal para repositor eletrolítico e sódio. 

Outras formas de consumir o coco na dieta low carb

O coco pode ser consumido de outras formas na dieta low carb, como:

Óleo de coco

Muitos usam o óleo de coco na dieta, devido às suas gorduras saturadas que dão a sensação de saciedade. 

Mas é importante lembrar que nem todas as informações sobre o uso do óleo de coco na dieta podem ser verdadeiras. 

Uma delas, por exemplo, é que este alimento emagrece. Na verdade, não há comprovação científica disso. Todavia, ainda é uma excelente opção saudável, em comparação a outros óleos, como de girassol ou soja. 

Leite de Coco

Em contrapartida, o leite de coco, desses comuns que você encontra no supermercado, pode ser tranquilamente consumido em uma dieta low cab.

O leite é um bom aliado no cardápio low carb devido a seu baixo teor de gordura. E também ajuda a reduzir o mal colesterol. 

Uma forma fácil de consumir é fazendo o leite de coco em casa mesmo, batendo a polpa do coco junto com a água no liquidificador.

O benefício na dieta Low Carb também está em seu baixo índice glicêmico e quem consome não terá mudanças no nível de insulina.

Já o leite de coco vendido em mercado também é liberado para consumo, mas a recomendação é que, antes de comprar, você verifique os ingredientes no rótulo. 

Algumas marcas podem adicionar sacarose no produto. Ou seja, açúcar, em seus produtos e neste caso irá atrapalhar a dieta low carb. 

Farinha de coco

A farinha de coco contém oleaginosas, que são ricas em gorduras e não possuem de carboidratos.

Assim, é uma boa opção para trocar a farinha convencional em receitas de bolos e tortas. Por ser mais adocicada, exige menos da adição de adoçantes ou açúcares.

Nutricionistas recomendam o uso de e ⅓ a ½ xícara em substituição a cada xícara de farinha de trigo em receitas.

Independente de como for consumido, o coco é um bom aliado para a sua dieta low carb. Claro que o consumo em alguns casos deve ser moderado, para que os resultados sejam mais rápidos e satisfatórios. 

Experimente as nossas opções de Fitas de Coco: Marguerita, com Mel Vegano e Zerço Açucar.

 

Deixe uma resposta