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Quinoa: Conheça o poder desse grão!

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A Quinoa é uma espécie de planta (Chenopodium quinoa Amaranthaceae) nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, que existe há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. Está planta produz um grão considerado muito importante à alimentação. Dependendo de onde ela é cultivada,  ganha sementes na cor de preto para vermelho, cinza, rosa, amarelo, roxo, verde ou laranja ou qualquer tom entre estes.

Foi considerada como um “super alimento” pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, devido ao seu alto teor nutricional e alto valor biológico. É considerado o grão com menor potencial alergênico e ainda é um alimento naturalmente sem glúten (proteína presente no trigo) que contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras, e também considerado o grão com  menor potencial alergênico. Além disso, contém todos os aminoácidos essenciais, possuindo um alto teor de lisina, aminoácido limitante (que não existe) na maioria dos grãos, o que a torna uma proteína completa. Isso, juntamente com um alto teor de ferro, faz da quinoa um alimento essencial para veganos e vegetarianos.

Existe dois tipos de quinoa que são mais comumente disponíveis: quinoa tradicional, que tem uma coloração marfim pálida (branca), e quinoa vermelha, que é vermelho escura. A tradicional costuma ser mais saborosa, porém, a vermelha é superior em um certo número de nutrientes, contendo um pouco mais de proteína e uma maior percentagem de cálcio, ferro, fósforo e riboflavina.

Imagina então, ter um produto que ofereça 3 tipos de quinoa? Seria um alimento mais que completo…

Principais Propriedades da Quinoa

1- Ajuda a combater sintomas de depressão e insônia- pois é rica em triptofano, um aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina, cuja deficiência está relacionada a esses sintomas.

2- Poderoso aliado para a prática esportiva- a presença do triptofano pode ser utilizado para minimizar dores oriundas de exercícios físicos e ainda prevenir fadiga mental. Já a lisina, aminoácido também presente, está relacionada com a adequada biossíntese de carnitina, colágeno e elastina, dentre outros fatores que auxiliam na elasticidade e recuperação muscular. Para indivíduos que praticam exercício de força, por exemplo, uma ingestão de aminoácidos de alto valor biológico logo após o exercício pode ter benefícios bastante reais, uma vez que este tipo de exercício, leva a danos musculares e rompimento de fibras. Desta forma, o consumo desse super alimento ajudaria reconstruir e remodelar danos musculares, auxiliando também na ressíntese protéica

3- Fonte de antioxidantes (flavonoóides)- possuindo ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

4- Facil digestibilidade- Várias organizações públicas têm recomendado quinoa como um substituto para o trigo (fonte de glúten), sempre que é necessário evitar a ingestão desta proteína. Pela facilidade em ser digerida, a quinoa também se tornou um alimento indicado na dieta de crianças e bebês.

5- Ação hipocolesterolemica- O teor significativo de fibras da quinoa pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol. As fibras ajudam na digestão dos ácidos biliares que são feitos, em parte, de colesterol. Com a melhora da digestão, o fígado absorve o colesterol do sangue para criar mais ácidos biliares, reduzindo assim a quantidade de LDL, o mau colesterol. A quinoa pode fornecer gordura monoinsaturada saudável para o coração através do seu teor de ácido oleico, bem como de ômega 3. Uma vantagem da quinoa sobre os outros grão que possuem gordura monoinsaturada é que a maioria deles perde seus ácidos graxos saudáveis ​​quando cozidos, mas os nutrientes da quinoa se mantêm mesmo depois de fervidos.

6- Possui um baixo índice glicêmico- O índice glicêmico é uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue. Por esta razão, a quinoa mantêm os níveis de insulina normais no sangue, prevenindo algumas doeças crônicas, além de ser digerida mais lentamente pelo organism, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Dica de Preparo:

Ao utilizar a quinoa, lave-a bem para garantir que toda a saponina (susbtância que a reveste para proteção contra microorganismos) presente nesse grão seja retirada para evitar o sabor amargo. Mesmo já tendo sido pré-lavada antes de sua comercialização, coloque-a em uma peneira e lave-a bem. Depois disso, prepare como se fosse o arroz, cozinhando uma parte quinoa para 2 partes de líquido por cerca de 15 minutos. A quinoa absorve o líquido e aumenta de tamanho. Quando a quinoa está cozida, a borda da semente é translúcida (transparente).

Esse super alimento, pode ser utilizado em diversas preparações: substituindo o arroz, recheando legumes e verduras (berinjela, abobrinha, tomate…), em saladas frias com frutas secas, sementes, legumes e até mesmo misturado à proteinas, em sopas…. Use sua criatividade. Abaixo, segue uma receita de hambúrguer de quinoa, para vegetarianos ou para quem queira diversificar os hambúrgueres tradiconais, levando uma opção super saudável para a mesa de sua casa. Aproveite!!!

RECEITA: HAMBÚRGUER DE QUINOA E COGUMELOS

Ingredientes:

– 1 xícara de quinoa mista Onda zen cozida al dente
– 250g de cogumelos paris
– 1 dente de alho
– 1/2 copo de salsinha picada
– 2 col sopa de shoyo
– 1 col sopa de missô
– 1 pitada de tomilho
– 2 colheres de sopa de semente de girassol
– 1/3 de xícara de azeite extra-virgem
– ¼ de cebola picada
– sal à gosto

Modo de preparo:

Corte os cogumelos em cubinhos. Bata a semente de girasol no liquidificador até virar uma farinha. Misture a quinoa, os cogumelos, adicionando alho, cebola e salsinha picada. Acrescente a farinha de girasol. Misture todos os ingredients. Tempere com o misso, shoyo e tomilho. Modele e coloque no forno por 45 min.

RENATA PARRA
NUTRICIONISTA ESPORTIVA
FITOTERAPIA FUNCIONAL
COACHING EM NUTRIÇÃO
Graduada pela UNIRIO
Pós- graduada em nutrição esportiva e fitness corporativo pela UFRJ
Pós graduada em Fitoterapia funcional (VP)
Nutricionista do Clube de Regatas Flamengo- CRF
Nutricionista do Comitê Olímpico Brasileiro- COB
Email: renata_parra@yahoo.com.br
Telefone consultório: 21 3591-5131
instagram: @esportenutri_rc

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