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Substituindo a farinha de trigo na dieta low carb

A farinha de trigo está muito presente em diversas receitas do nosso dia a dia como: pães, bolos, biscoitos, massas, entre outros preparos. Entretanto, quem tem uma alimentação low carb, com toda certeza, pensa logo em cortar a farinha de trigo da sua lista de alimentos que podem ser consumidos.

Isso porque, durante o processo de refinamento da farinha, o trigo perde muitos de seus nutrientes, distanciando o vegetal dos seus nutrientes originais, o transformando em vilão.

No entanto, para a felicidade de todos, a farinha de trigo pode ser facilmente substituída por muitas outras farinhas presentes no mercado que são permitidas na dieta low carb. Continue com a gente e conheça a seguir algumas delas!

Farinha de amêndoa 

Muito popular, a farinha de amêndoa é muito versátil e substitui muito bem a farinha de trigo, inclusive na proporção 1:1, ou seja, a mesma medida. Ela apresenta um sabor neutro que pode ser utilizado tanto em receitas de doces quanto de salgados.

Possui pouco carboidrato, e uma grande quantidade de proteína, além de cálcio, magnésio, ômegas, fibras e vitaminas, entre elas a vitamina E que possui propriedade rejuvenescedora e regeneradora para o organismo. 

Farinha de coco

Uma ótima opção para quem quer fazer receitas doces, pois tem um sabor muito gostoso do próprio coco que dá um toque especial às receitas. Algumas pessoas também curtem na receita salgada, como no preparo de peixes.

Essa farinha é uma ótima opção, pois ajuda a impedir que o açúcar no sangue aumente além de dar maior saciedade e energia ao organismo. Entretanto, é uma farinha muito seca que absorve a umidade dos ingredientes que são misturados nela. 

Então é importante buscar receitas que sejam feitas exclusivamente para o uso dessa farinha ou usar uma proporção de 1:3 em relação à farinha de trigo, ou seja, a cada 3 medidas de farinha de trigo use 1 de farinha de coco. Caso contrário, sua receita ficará seca (ou quebradiça) e não é isso que queremos, não é mesmo?

Mas, de qualquer forma, na internet você acha um monte de receita própria para o uso da farinha de coco que pode seguir sem riscos e vão ficar maravilhosas.

Farinha de grão de bico

Riquíssima em fibras, proteínas, magnésio, ácido fólico entre outros nutrientes essenciais ao organismo. Essa farinha se destaca nos pratos salgados, além de não conter glúten.

Substitua a farinha de trigo pela de grão de bico na proporção 1:4, ou seja, a cada 4 medidas de farinha de trigo utilize 1 de grão de bico.

Farinha de aveia

Rica em ferro, proteínas e com uma boa concentração de betaglucana, uma fibra solúvel que reduz a absorção de gordura e regula a glicemia no sangue. Além disso, essa farinha não contém glúten e tem outros diversos benefícios como, estimular a produção dos hormônios responsáveis pelo bem estar, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios. 

Pode ser usada na proporção 1:1 com relação à farinha de trigo, ou seja, 1 medida de farinha de trigo para 1 medida de farinha de aveia.

Farinha de amaranto

A farinha de amaranto tem o sabor levemente adocicado, sendo recomendado para receitas doces. É um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas, além disso, possui vitaminas C e B6, cálcio, magnésio, ferro, fibras, entre outros.

Tem como benefícios, ajudar no combate de doenças, como câncer, é eficiente na recuperação do tecido muscular e também auxilia na preservação da massa óssea, evitando a osteoporose.

Variedades e sabores

Como vimos, existem uma variedade de farinhas que podem substituir a farinha de trigo nas diversas receitas, tem para todos os gostos e sabores, cabe você definir qual se adapta melhor a sua receita e ao seu paladar. 

Mas uma coisa é certa, não precisamos deixar de consumir certos alimentos, substituir os ingredientes na hora do preparo já faz toda a diferença no valor nutricional.

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