Alimentação

Ter hora certa para comer ou comer quando está com fome?

Não basta apenas comer certo, é preciso uma rotina diária para as refeições. Saiba se ter horários certos para comer é o ideal ou é melhor esperar a fome bater

Você iniciou uma nova rotina de alimentação saudável, se atentando a todos os itens para refeições leves e que façam bem à saúde. Isso inclui as coloridas verduras e legumes, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes. 

Mas saiba que não basta apenas comer certo, é preciso uma rotina diária para as refeições, incluindo os horários. 

Muitas pessoas têm dúvidas se o ideal é estabelecer horários fixos para a refeição, ou comer apenas quando bate a fome. Mas sabia que os horários certos também influenciam no peso e na saúde?

Estudos científicos, como o publicado no periódico científico The American Journal of Clinical Nutrition, na Universidade de Harvard, identificaram que o horário das refeições influenciam no corpo e na digestão. 

Ou seja, alimentar-se pouco antes de dormir, por exemplo, afeta o metabolismo, tornando a pessoa mais propensa a engordar. Porque o sistema digestivo tem menos tempo para se recuperar e isso reduz consideravelmente as oportunidades de o organismo queimar as calorias. 

A importância da hora certa 

Mudar os hábitos alimentares e estabelecer um horário correto para as refeições é muito importante para o corpo. O café da manhã, por exemplo, é conhecido como a refeição mais importante do dia e isso não é à toa. 

O ideal é que esta refeição seja realizada às 7h ou então às 8 horas, não sendo recomendável adiá-lo mais do que isso. Após oito horas de sono, o corpo necessita de nutrientes para um bom funcionamento. 

Por isso pular o café da manhã é um grande erro. Faça a refeição, mesmo se não tiver fome, porque irá suprir uma necessidade natural do organismo. 

No horário de 10h ou 11h, pode-se fazer um lanche leve, como uma barrinha de cereal, iogurte ou fruta, para o corpo se manter ativo até o almoço.

Não é recomendável almoçar antes das 13 horas, salvo se não tiver  outro horário disponível para comer. Felizmente, o almoço pode ser adiado, no mais tardar, até às 15h, no máximo.

O lanche da tarde é uma forma de evitar o consumo de besteiras até a hora do jantar. O momento apropriado para isso é entre às 16h e às 17 horas. Se tivermos almoçado às 15h, podemos prolongar o lanche até às 18h.

O jantar deve ser feito entre 19h até às 21 horas. É recomendável comer pelo menos duas horas antes de dormir, para que possamos ter uma boa digestão e conseguir passar a noite de forma mais confortável. 

E vale lembrar que esses horários são totalmente flexíveis, e que podem ser adaptados ao estilo de vida e a rotina de cada um. 

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